O perdão de Deus - por que Deus nos perdoa?

Deus nos perdoa porque Ele nos ama! Não recebemos perdão porque merecemos; recebemos perdão porque Deus quer nosso bem. O perdão de Deus mostra como Ele é bom.

Por que Deus nos ama?

Deus criou cada um de nós de maneira especial (Salmos 139:14). Ele nos conhece a fundo, como um pai conhece seus filhos. Cada um de nós é feito à imagem e semelhança de Deus, refletindo um pouco de Sua glória (Gênesis 1:27). O amor de Deus é como o amor incondicional de um bom pai. Ele nos ama porque nós somos Sua criação, que Ele fez com amor.

A necessidade de perdão

No entanto, todos nós pecamos e merecemos ser castigados por nossos erros. A Bíblia diz que o castigo do pecado é a separação de Deus e, como consequência, a morte e a destruição (Romanos 3:23; Romanos 6:23). Sozinhos, não há nada que podemos fazer para evitar o castigo e merecer o perdão de Deus.

Deus é justo. (Se Ele não fosse justo, não seria bom.) Em Sua justiça, Deus não pode deixar o pecado sem castigo, mas Ele também nos ama e não quer nos fazer mal. Por isso, Deus enviou Jesus para levar o castigo em nosso lugar.

Na cruz, Jesus pagou o castigo por todos os pecados! Seu sacrifício foi perfeito. A justiça foi cumprida; agora podemos receber o perdão de Deus. Ele nos ama tanto que oferece o perdão de graça a todos!

Descubra aqui: como posso saber se Deus me perdoou?

Como receber o perdão de Deus?

Para receber o perdão de Deus basta se arrepender de seus pecados e crer em Jesus como seu salvador (Romanos 10:9-10). Isso significa que sua vida agora será dedicada a Deus. Ele não pede mais nada. Você não precisa se endireitar primeiro; basta estar arrependido e pronto para uma vida diferente.

Veja também: o que é arrependimento?

Seus pecados podem ser normais ou muito grandes - não faz diferença! Se você se arrepender, Deus lhe perdoa (1 João 1:9). Esse é o tamanho do amor de Deus por você. Não é porque você merece; é porque Deus é maravilhoso e quer dar o melhor para você.