O silêncio de Deus na Bíblia. Por que Deus se cala?

Deus se cala? Sim, Deus se cala. E faz isto porque Ele sabe o tempo certo para tudo, até para falar conosco. Todo crente passa por tempos quando não ouve a voz de Deus, mas essa fase não dura para sempre. No tempo certo, Deus fala!

Deus pode ter muitas razões para se calar em certos momentos. Cada situação é diferente, mas podemos confiar que Deus está no controle (Romanos 8:28). Mesmo nos momentos de silêncio, Deus está trabalhando nas nossas vidas.

De certa forma, o silêncio de Deus também é uma resposta. Muitas vezes, quando Deus se cala Ele está dizendo “espera”. Também pode ser um tempo para aplicar aquilo que já aprendemos de Deus, lembrando as coisas que já ouvimos. Outras vezes, pode ser um sinal que precisamos mudar algo em nós.

Mesmo sem saber a razão do silêncio, o tempo quando Deus se cala é um tempo para usar a fé. A fé nos sustenta quando não ouvimos nada (Hebreus 11:1). Cremos que Deus existe e continua trabalhando nas nossas vidas, até quando está calado.

Veja também: o que é fé?

Quando Deus se cala, isso NÃO significa que:

  • Deus não está interessado – Deus está interessado em cada detalhe de sua vida, Ele nunca está ocupado demais para ouvir você – Mateus 10:29-31
  • Deus lhe abandonou – mesmo nos piores momentos, Deus nunca lhe vai abandonar – Salmos 139:7-8
  • Não tem solução – Deus é maior que todos os problemas, Ele tem a solução e vai lhe ajudar – 1 João 4:4

Quando Deus fala e não ouvimos

Por vezes acontece que Deus está falando, mas nós não estamos ouvindo. Deus fala de muitas maneiras diferentes e precisamos aprender a ouvir Sua voz. Quando não ouvimos a voz de Deus, Ele pode estar falando de uma maneira nova.

Veja aqui: como Deus fala conosco?

Muitas vezes esperamos que a resposta venha como uma revelação especial, quando, na verdade, a resposta está na Bíblia. A Bíblia tem sempre uma mensagem importante para as nossas vidas, mesmo quando não é a resposta que procuramos (2 Timóteo 3:16-17). Por isso, é importante estudar a Bíblia regularmente.

Também é importante estar aberto àquilo que Deus diz. Algumas vezes acontecem que Deus não está calado, mas Sua resposta não é aquilo que queremos ouvir. Não devemos ignorar a resposta de Deus, mesmo quando não gostamos do que ouvimos. Aquilo que precisamos nem sempre é aquilo que queremos.

O silêncio de Deus na Bíblia

Na Bíblia temos alguns exemplos de como funciona o silêncio de Deus. Na passagem de Mateus 15:21-28, uma mulher cananeia - ou cananita - suplicou a Jesus por um milagre, dizendo: "Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito".

A Bíblia nos revela que Jesus ficou em silêncio (Mateus 15:23). A mulher poderia ter desistido, mas ela continuou suplicando - mesmo com toda a repreensão dos discípulos. Depois da sua demonstração de fé, o pedido dela foi atendido (Mateus 15:28).

Certamente, o silêncio de Jesus foi um grande teste de fé para a mulher cananeia. Mesmo com o silêncio de Jesus, ela continuou a crer e não desistiu. Não tenha o silêncio de Deus como um afastamento, às vezes a nossa fé é provada justamente nessa hora.

Saiba mais: Quem era a Mulher Cananeia?