Quem foi o profeta Zacarias?

Zacarias foi um profeta que incentivou o povo a reconstruir o templo depois do exílio na Babilônia. Ele escreveu o livro de Zacarias e fez várias profecias sobre a vinda do Salvador – Jesus.

Quando Nabucodonosor, rei da Babilônia, invadiu Jerusalém, ele destruiu o templo e levou o povo para o exílio. 70 anos mais tarde, o rei Ciro permitiu que os judeus voltassem para casa e reconstruíssem o templo. Zacarias pertencia a uma família de sacerdotes que voltou do exílio.

Veja também: quem foi Nabucodonosor?

Zacarias começou seu ministério de profeta em um tempo quando a construção do templo estava parada, por ordem do rei da Pérsia. O povo estava desanimado e não tinha mais vontade de continuar o trabalho. Deus enviou Zacarias e seu contemporâneo Ageu para animar o povo. Graças às profecias de Zacarias e Ageu, os israelitas ficaram mais motivados e concluíram a construção do templo (Esdras 5:1-2).

As profecias de Zacarias

Além de incentivar o povo a reconstruir o templo, Zacarias fez várias profecias sobre a vinda do Salvador e o fim dos tempos. Várias das profecias de Zacarias foram cumpridas quando Jesus veio à terra:

  • Jesus era o Servo, que removeu os pecados – Zacarias 3:8-9; Marcos 10:45
  • A entrada de Jesus em Jerusalém, montado em um jumento – Zacarias 9:9; Lucas 19:35-37
  • A traição de Jesus por 30 moedas de prata – Zacarias 11:13; Mateus 27:3-5
  • A morte de Jesus em Jerusalém – Zacarias 12:10-11; Lucas 23:46-49
  • A morte de Jesus e a fuga de seus discípulos – Zacarias 13:7; Mateus 26:31

Zacarias também profetizou sobre a vinda do Reino de Deus, o castigo dos pecadores e a restauração daqueles que temem a Deus.

Descubra aqui: como será o fim do mundo?

Outros Zacarias na Bíblia

Zacarias era um nome popular, que significa “Deus se lembra”. Vários homens na Bíblia eram chamados Zacarias. Além do profeta Zacarias, outro Zacarias muito conhecido foi o pai de João Batista, no Novo Testamento.

O sacerdote Zacarias e sua esposa eram muito idosos quando o anjo Gabriel lhe apareceu e disse que teria um filho. Zacarias duvidou, por isso ele ficou mudo até o nascimento de seu filho João (Lucas 1:18-20). Quando o menino nasceu, Zacarias louvou a Deus. Isabel, a esposa de Zacarias, era parente de Maria, mãe de Jesus.

Veja aqui: quem foi João Batista?

Zacarias também foi o nome de um rei de Israel, filho de Jeroboão. Ele era um rei ruim e foi assassinado depois de seis meses de reinado (2 Reis 15:8-10). Ainda outro homem chamado Zacarias foi um sacerdote que profetizou que Deus iria castigar o povo de Judá por se ter desviado de Deus. O rei Joás não gostou da mensagem e mandou apedrejar Zacarias no pátio do templo (2 Crônicas 24:20-21).