Qual é o significado de abominação? O que é abominável para Deus?

Uma abominação é algo muito ruim, que causa repugnância. Existem alguns pecados sérios que são abomináveis aos olhos de Deus, como a idolatria. Em diferentes traduções, a palavra abominação pode aparecer como “repugnante” ou “detestável”.

Abominar alguma coisa significa detestar completamente, ter nojo e se sentir repelido por essa coisa. Esse é um sentimento muito forte de repulsa. Uma abominação para Deus é algo que não tem nada de bom, é completamente depravado

Na Bíblia, a idolatria é chamada de abominação. A idolatria é comparada com o adultério, porque a pessoa trai ao Deus verdadeiro para adorar deuses falsos. Isso só traz destruição (Jeremias 44:4-6). Não há nada de bom na idolatria e é completamente detestável para Deus.

Alguns outros pecados que a Bíblia diz que Deus detesta são:

  • Arrogância
  • Mentira
  • Injustiça
  • Desonestidade
  • Imoralidade sexual

Quando uma pessoa rejeita a Deus e se entrega completamente ao pecado, sem se arrepender, sua vida se torna repugnante para Deus. Isso é uma abominação, porque destrói tudo de bom que Deus criou na pessoa. Mas há esperança. Para quem se arrepende e crê em Jesus, há perdão. Deus abomina o pecado mas Ele sempre fica feliz em perdoar e salvar quem vem para Ele.

Descubra aqui: como posso saber se Deus me perdoou?

O que é a abominação terrível?

A abominação (ou o sacrilégio) terrível é uma coisa muito ruim que seria colocado no templo, de acordo com as profecias de Daniel e de Jesus (Daniel 9:27; Mateus 24:15-16). Traduzido literalmente, esse sacrilégio é uma “abominação que causa desolação”, que significa que traz destruição.

Existem quatro teorias principais sobre o que essa abominação poderá ser:

  • O altar a Zeus colocado no templo por Antíoco Epifanes em 167 a.C.
  • A destruição do templo pelos romanos em 70 d.C.
  • A construção da mesquita Al-Aqsa no lugar do templo destruído em 690 d.C
  • Um altar idólatra que será construído pelo anticristo nos tempos do fim

Veja também: o que são as 70 semanas de Daniel?

Os primeiros cristãos interpretaram essa profecia como a destruição do templo pelos romanos. Eles fugiram de Jerusalém quando os romanos atacaram, como Jesus tinha recomendado (Marcos 13:14-16), e assim muitos cristãos se salvaram do massacre.

Qualquer que seja a verdadeira natureza da abominação terrível, ela serve para mostrar que a idolatria é uma coisa completamente detestável, especialmente quando o ídolo toma o lugar de Deus. Devemos evitar a idolatria e dar glória somente a Deus.