O que a Bíblia diz sobre o Karma

O karma é uma crença hindu e budista que ensina que nossas ações acabam sempre por ter consequências, seja nesta vida ou em outra reencarnação. A Bíblia não fala sobre karma e diz que a reencarnação não existe, mas ensina que nossas ações têm consequências.

A Bíblia ensina que nossas ações têm consequências (Gálatas 6:7), mas a justiça de Deus é muito diferente da lei do karma. O karma é uma força impessoal, uma regra do universo sem sentimentos que age de forma meio arbitrária. Deus aplica a justiça de maneira intencional, com amor e cuidado. Tudo que Ele faz é no tempo certo.

Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também colherá.
- Gálatas 6:7

O karma está muito ligado à crença na reencarnação. As consequências que uma pessoa não recebeu em uma vida podem vir em outra. Mas, como a pessoa nem se lembra de suas vidas anteriores, essa regra é muito injusta! A Bíblia ensina que temos somente uma vida e depois disso seremos julgados por Deus para recebermos o que merecemos na eternidade (Hebreus 9:27-28). A reencarnação não existe.

De acordo com o ensino do karma, as pessoas nascem em condições melhores ou piores por causa das consequências de suas vidas passadas. A Bíblia diz que há injustiça porque o mundo está amaldiçoado pelo pecado. O pecado gera injustiça. Nem sempre é culpa de quem está nessa situação (Eclesiastes 9:11).

Percebi ainda outra coisa debaixo do sol:
Os velozes nem sempre vencem a corrida;
os fortes nem sempre triunfam na guerra;
os sábios nem sempre têm comida;
os prudentes nem sempre são ricos;
os instruídos nem sempre têm prestígio;
pois o tempo e o acaso afetam a todos.
- Eclesiastes 9:11

A verdade é que nossos erros pesam mais que nossas boas ações. Quem acredita no karma passa a vida toda tentando chegar a um equilíbrio de contas, mas não consegue. No fim, pode ter feito um grande esforço, mas isso não garante que a próxima reencarnação vai ser boa. O ciclo eterno de reencarnação (ou a luta contra ele) não tem esperança.

A Bíblia apresenta uma perspectiva diferente da justiça. Cada um colhe as consequências de suas decisões e ações, nesta vida e na eternidade (Romanos 2:6-8). Por causa da injustiça no mundo, nem sempre recebemos as consequências nesta vida, mas na eternidade Deus restaurará toda a justiça. Só há um problema: não conseguimos “compensar” nossos pecados com boas ações.

Deus "retribuirá a cada um conforme o seu procedimento". Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade. Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça.
- Romanos 2:6-8

Felizmente, Deus nos ama! Por isso, Ele enviou Jesus para levar o castigo em nosso lugar. Agora, todos podemos ter acesso à alegria na eternidade. Somente precisamos crer em Jesus como nosso salvador e dar nossa vida a ele (João 3:16). Quem vive para Jesus faz o bem porque é certo, não para tentar ganhar o favor do universo ou equilibrar seu karma.

Veja também: