Qual é o significado da visão do vale de ossos secos?

A visão do vale de ossos secos mostra que não há nenhuma situação que Deus não pode transformar. Nem mesmo a morte é mais poderosa que Deus! O vale de ossos secos é uma mensagem de esperança.

Em uma visão, Deus levou o profeta Ezequiel para um vale cheio de ossos humanos. Os ossos tinham estado lá há muito tempo e estavam muito secos. Deus perguntou a Ezequiel se os ossos poderiam voltar a ter vida mas Ezequiel não sabia a resposta (Ezequiel 37:2-3).

Então, por ordem de Deus, Ezequiel profetizou sobre os ossos secos, dizendo que iriam receber vida nova. Nesse momento, os ossos se mexeram! Esqueletos se juntaram e surgiram tendões, músculos e pele sobre eles (Ezequiel 37:4-6).

Mas os corpos ainda não estavam vivos. Então Deus mandou Ezequiel profetizar outra vez, chamando o espírito de vida para entrar dentro dos corpos (Ezequiel 37:9-10). Assim, os corpos ficaram vivos, se puseram de pé e se tornaram em um grande exército!

Veja também: quem foi Ezequiel?

O significado do vale de ossos secos

Deus explicou a Ezequiel que a visão do vale de ossos secos representava a restauração de Israel. No tempo em que Ezequiel recebeu essa profecia, o povo judeu estava exilado no império babilônico e Jerusalém estava destruída. Não havia mais esperança. O povo se sentia morto, abandonado por Deus, sem futuro.

No entanto, Deus prometeu que iria mudar a situação (Ezequiel 37:11-14). O povo de Israel voltaria para sua terra e seria restaurado. Deus também iria encher Seu povo com Seu Espírito, trazendo vida nova.

Deus cumpriu a promessa do vale de ossos secos! Depois de 70 anos no exílio, os judeus tiveram permissão para voltar para casa. Eles reconstruíram Jerusalém e o templo e se voltaram de coração para Deus. Mas esse foi apenas o início da restauração...

Alguns séculos mais tarde, Deus enviou Jesus. Com sua morte e ressurreição, Jesus trouxe verdadeira restauração. Agora todos que crêem em Jesus podem receber o Espírito Santo! Pelo Seu poder, Deus muda nossas vidas, que antes não tinham esperança, e nos dá vida nova (João 11:25-26).

O vale de ossos secos mostrou o que Deus podia fazer por Israel e também o que Ele pode fazer em nossas vidas. Nada é impossível para Deus!