4 versículos que vão te ajudar a entender o que é fé

A fé é um dos mais importantes fundamentos da vida de um cristão e que pode despertar o interesse dos que não têm fé. Por esse motivo, devemos estar prontos para explicar a razão da nossa fé.

Mas como podemos explicar algo que não conhecemos? Essa é a importância de entender o que é a nossa fé e como ela tem impacto nas nossas vidas.

Existem vários livros dedicados ao tema da fé, mas nada nem ninguém é melhor do que a própria Palavra de Deus para nos explicar o que é a fé.

1. Fé é fonte de poder

A fé tem poder para fazer coisas além do que você imagina​​​​
A fé tem poder para fazer coisas além do que você imagina​​​​

Nos dias atuais ouvimos muito falar na “força de acreditar”. Mesmo para os não cristãos e pessoas que não seguem uma religião, vemos que existem vários autores de livros que ensinam que “tudo é possível ao que crê”. Essa frase foi dita por Jesus em Marcos 9:23, mas a pergunta é: ao que crê em quê? Enquanto muitos palestrantes e livros de autoajuda afirmam que devemos crer em nós próprios, nas nossas capacidades, Jesus nos encoraja a crer em Deus, pois a fé em Deus (juntamente com o Seu Espírito em nós) nos capacita a fazer grandes obras!

A Bíblia está repleta de histórias de pessoas que fizeram coisas espantosas porque tinham fé em Deus. Mas estas coisas tinham um propósito e uma missão: elas serviam para trazer glória a Deus e para cumprir a Sua vontade na terra. Este é um ponto importante: o poder que aquele que crê tem só deve ser usado para a honra e glória de Deus.

Aplicação  prática: Leia a Bíblia e ore diariamente, assim a sua fé vai aumentar e você verá o poder de Deus a operar na sua vida!

2. Fé é ter vitória

Quem tem fé alcança a vitória mesmo em circunstâncias difíceis
Quem tem fé alcança a vitória mesmo em circunstâncias difíceis

Neste mundo estamos em constantes batalhas. Enfrentamos desafios diários, nas nossas famílias, nos nossos trabalhos, nos nossos relacionamentos. Ninguém gosta de perder, todos queremos ser bem sucedidos em todas as áreas.

Quando nós cremos que Jesus é o Filho de Deus, e que Ele morreu na cruz por nós, sabemos que temos acesso a Deus e temos vida eterna. Essa fé muda a nossa forma de viver, porque sabemos que mesmo nos dias menos bons, a nossa vitória já foi garantida por Jesus!

Na Bíblia, Jesus se referiu ao diabo como o “príncipe deste mundo” (João 12:31; João 14:30; João 16:11). Assim, sabemos que este mundo está corrompido pelo pecado e satanás tem muita influência nesta terra, principalmente nas pessoas que não entregaram as suas vidas a Jesus. Por esse motivo, nós estamos em constante batalha, pois o mundo e satanás farão tudo ao seu alcance para nos desmotivar e afastar de Deus.

Neste mundo, mesmo com dificuldades, mesmo com as lutas do dia a dia, até quando você enfrenta um dia mau (Efésios 6:13), não desespere, mas creia em Jesus e que Ele conquistou a maior vitória por você na cruz.

Aplicação prática: Sempre que você estiver sofrendo ou sentindo o peso da derrota, leia Romanos 8:28-39. Não se concentre nos seus problemas ou nas emoções negativas, mas pense em tudo o que Jesus já conquistou para você!

3. Fé é estabilidade

A fé elimina os malefícios da dúvida nas nossas vidas
A fé elimina os malefícios da dúvida nas nossas vidas

A perseverança é uma característica impressionante do ser humano e imprescindível para qualquer cristão. Aquele que persevera é constante, mesmo que as circunstâncias sejam adversas.

Por vezes vamos enfrentar situações que podem nos tirar o equilíbrio. A Bíblia não engana ninguém: todos vamos passar por momentos de sofrimento. Mas a Palavra de Deus nos deixa uma dica maravilhosa: quem tem fé permanece firme mesmo quando o diabo tenta nos prejudicar (1 Pedro 5:9).

Um dos grandes perigos que um cristão enfrenta neste mundo é acreditar que ele consegue viver pela sua própria força. Nós podemos fazer várias coisas pela nossa força, mas desta forma vamos ficar cansados, frustrados e eventualmente derrotados. Devemos viver pela fé, confiando que a nossa força vem de Deus e Ele é a rocha que garante a nossa estabilidade (Salmos 18:2).

Aplicação prática: Aprenda mais sobre perseverança lendo sobre a vida de Daniel, Davi, Paulo, Timóteo, aprenda com o seu exemplo veja como eles nunca desistiram mesmo nos momentos mais difíceis.

4. Fé é ação

Não basta dizer que temos fé, temos que mostrar com nossas atitudes
Não basta dizer que temos fé, temos que mostrar com nossas atitudes

Falar é fácil, cumprir o que nós falamos é bem mais difícil. Dizer que temos fé não custa nada, pois são apenas palavras. Mostrar que temos fé através das nossas atitudes é bem mais complicado.

Quando nós dizemos que temos fé, mas as nossas ações não mostram isso, somos apenas fala-baratos e estamos nos enganando. Deus sonda e conhece os corações e por isso sabem quem tem fé ou não. Da mesma forma, as pessoas que nos escutam dizer que temos fé mas olham para as nossas vidas e não veem obras que mostrem isso, vão nos considerar impostores e esse mau testemunho pode afastá-las de Deus.

Jesus disse que a árvore boa dá frutos bons e a árvore má dá frutos maus (Mateus 7:17). Isso quer dizer que se você tem fé, você naturalmente fará boas obras, as boas obras que Deus preparou para nós (Efésios 2:10).

Aplicação prática: Crie uma lista de coisas práticas que você pode fazer e que vão demonstrar a sua fé (e glorificar a Deus). Estabeleça prazos semanais ou mensais para garantir que você cumpre esses objetivos. Por exemplo, você pode fazer voluntariado para ajudar pessoas necessitadas ou se envolver num ministério da sua igreja.

Conclusão

Agora que você conhece um pouco mais sobre fé, lembre uma das coisas mais importantes que a Bíblia fala sobre este assunto: sem fé não é possível agradar a Deus (Hebreus 11:6). Se você quer deixar Deus alegre, mostre ao mundo a sua fé através das suas ações!

Talvez você esteja sentindo algum desânimo, talvez você sinta que tem pouca fé. Neste caso, ore a Jesus, porque Ele é o autor e consumador da nossa fé (Hebreus 12:2). Ele pode aumentar a tua fé!