Qual é o significado de "a glória da segunda casa será maior do que a da primeira”?

A expressão “a glória da segunda casa será maior do que a da primeira” vem de Ageu 2:9, que fala sobre a construção do segundo templo em Jerusalém. Os israelitas estavam desanimados, porque o segundo templo não era tão bonito como o primeiro, mas Deus prometeu que teria uma glória maior. A glória de Deus não depende de riqueza material.

A “casa” (como aparece em algumas traduções) era o templo de Deus em Jerusalém. O primeiro templo tinha sido construído por Salomão, no auge do poder de Israel. O edifício era gigantesco e magnífico, cheio de decorações e construído com os materiais mais caros. Mas, alguns séculos mais tarde, o templo foi destruído por Nabucodonosor, o rei da Babilônia, e os israelitas foram levados para o exílio.

Leia aqui a história de Nabucodonosor.

Cerca de 70 anos depois, os israelitas voltaram para sua terra e decidiram construir um novo templo. Mas agora eles não tinham os recursos para construir um templo tão belo como o primeiro. O novo templo teria de ser mais pequeno e mais simples. Isso desanimou o povo e a construção ficou parada bastante tempo (Esdras 3:12).

Então, Deus enviou o profeta Ageu para motivar o povo a completar a construção do templo. Ele lembrou o esplendor do primeiro templo mas disse que deveriam continuar a construir o templo menor, porque Deus prometeu estar com eles (Ageu 2:3-5). O templo era o símbolo da presença de Deus entre o povo de Israel. E, mesmo sendo mais pequeno, o segundo templo teria uma glória maior que o primeiro.

Descubra aqui mais sobre o profeta Ageu e o livro que escreveu.

A glória da segunda casa

A glória do primeiro templo era sua riqueza material e seu aspeto imponente. Poucos edifícios da antiguidade foram tão grandes, nem tão ricamente decorados. Mas todo o dinheiro do mundo pertence a Deus! A riqueza do edifício não era o mais importante (Ageu 2:8-9).

O segundo templo teria uma glória maior porque Deus iria abençoá-lo. Ali, Deus iria revelar Sua glória. A glória do segundo templo seria espiritual, algo que não se corrompe com o tempo.

Alguns séculos depois da construção do segundo templo, esse edifício recebeu uma pessoa muito importante: Jesus. O templo tinha passado por muitas reformas mas os alicerces eram os mesmos lançados no tempo do profeta Ageu. O segundo templo teve a honra da presença do Salvador do mundo!

A presença de Jesus é muito mais importante que riqueza material, fama ou beleza. Todos os bens materiais do mundo não valem nada em comparação com a salvação em Jesus. Por causa de Jesus, a glória do segundo templo foi maior que a glória do primeiro.