Quem foi o profeta Ageu? O que o livro de Ageu ensina?

Ageu foi um profeta que viveu no tempo da reconstrução do templo de Jerusalém. Deus usou Ageu para encorajar os judeus a completar o trabalho, apesar da oposição dos inimigos. Em seu livro, Ageu convidou o povo a se dedicar mais às coisas de Deus.

No tempo do profeta Ageu, os judeus estavam debaixo do domínio persa. Anos antes, Nabucodonosor, o rei da Babilônia, tinha conquistado Jerusalém e destruído o templo de Deus. Ele levou muitos judeus para o exílio na Babilônia, que ficaram lá durante 70 anos.

Depois dessas coisas, a Babilônia foi conquistada pelo império Persa. Como sinal de favor, o rei da Pérsia permitiu que os judeus voltassem a casa e reconstruíssem o templo. Mas havia muita oposição na região. Os judeus começaram a construção mas logo desistiram, porque as autoridades estavam contra eles e não tinham muitos recursos.

Descubra aqui mais sobre a Babilônia.

Ageu e Zacarias, profetas de Deus

Os anos se passavam e o templo continuava em ruínas. O povo se esqueceu do trabalho e se concentrou mais nos seus próprios negócios. Então Deus enviou dois profetas, Ageu e Zacarias, para incentivar a construção.

Ageu e Zacarias chamaram o povo a se arrepender de sua falta de interesse pelas coisas de Deus. Eles desafiaram o povo a terminar o templo, apesar da oposição de pessoas poderosas, e prometeram bênçãos para o povo quando se voltasse para Deus (Esdras 5:1-2).

O povo aceitou o desafio e completou o templo em poucos anos (Esdras 6:14-15). Deus os abençoou e removeu os obstáculos. O tempo do ministério de Ageu e Zacarias foi curto mas seu legado foi um templo que, alguns séculos mais tarde, recebeu a visita de Jesus.

Veja também a história do profeta Zacarias.

A lição do livro de Ageu

O livro de Ageu é curto mas tem uma mensagem importante. Não podemos negligenciar o trabalho de Deus.

Os judeus estavam dizendo que não era hora de construir o templo, porque estavam mais preocupados com seu próprio conforto. Mas quanto mais focavam em si próprios e ignoravam as coisas de Deus, menos prosperavam! Eles tinham perdido o foco do principal e estavam sofrendo as consequências (Ageu 1:9-11).

Muitas vezes, com as preocupações da vida, ficamos com as prioridades erradas. Buscamos apenas riqueza e coisas materiais, mas esquecemos da missão de Deus. O crescimento do evangelho deixa de ser importante em nossa vida.

Porém, a Bíblia nos ensina a buscar primeiro o Reino de Deus (Mateus 6:33). Quando nos dedicamos a cumprir a missão que Deus nos dá, Ele cuida de nossas outras necessidades. O povo que coloca Deus em primeiro lugar é abençoado.