Quem foi Abigail?

Abigail foi uma mulher de Deus que salvou sua família. Seu marido era um homem ruim mas Abigail era sábia. Por causa de sua sabedoria, Abigail ganhou o favor do futuro rei Davi.

Abigail era casada com um homem muito rico chamado Nabal. Sua riqueza vinha das muitas ovelhas e cabras que possuía. Mas, apesar de ser rico, Nabal não era generoso; ele era ruim e insensato. Abigail, por outro lado, era inteligente e bonita (1 Samuel 25:2-3).

A família de Abigail corre perigo

Nesse tempo, Davi estava fugindo de Saul, que estava com inveja e não queria que Davi se tornasse rei depois dele. Davi tinha juntado um bando de guerreiros que o acompanhavam para todos os lugares onde fugia. Mas, para continuarem nessa vida, os guerreiros de Davi precisavam de mantimento. Normalmente, bandos de guerreiros assaltavam lugares desprotegidos para sobreviver mas Davi não fez isso com Nabal.

Davi decidiu tratar bem a Nabal. Ele facilmente poderia tirar tudo que quisesse dele mas, em vez disso, enviou uma mensagem educada pedindo comida (1 Samuel 25:6-8). Davi apelou para a generosidade de Nabal e pediu que enviasse o que pudesse. Isso não era pedir muito, porque os homens de Davi tinham protegido os pastores e o gado de Nabal de outros perigos e não tinham roubado nada.

Mas Nabal não tinha generosidade... nem sensatez. Ele se recusou a ajudar Davi e ainda o insultou (1 Samuel 25:10-11). Quando Davi recebeu a resposta, ele ficou tão zangado que prometeu se vingar de Nabal. Ele juntou seus homens para matar todos os homens da casa de Nabal!

Veja aqui a história de Davi.

Abigail salva o dia

Os servos de Nabal não conseguiam conversar com ele, por isso foram falar com Abigail, que não sabia o que tinha acontecido. Quando ela ouviu o que seu marido tinha feito, Abigail juntou rapidamente muita comida. Sem contar para Nabal, ela foi entregar a comida pessoalmente a Davi (1 Samuel 25:18-19).

Abigail encontrou Davi na estrada, já a caminho para destruir sua família! Ele estava muito irado mas Abigail se prostrou diante dele, assumiu a culpa e pediu perdão. Ela explicou que seu marido era insensato e pediu a Davi para mudar de ideias e aceitar a comida (1 Samuel 25:26-28). Abigail cria que Deus iria castigar Nabal. Davi não precisava se vingar. Isso seria errado e apenas iria lhe causar mais problemas no futuro.

Davi ficou impressionado com a sabedoria de Abigail. Ele reconheceu seu erro de querer se vingar e abençoou Abigail, perdoando Nabal (1 Samuel 25:32-34). Davi aceitou o presente de Abigail e se foi embora. Abigail tinha salvado sua família!

Leia aqui sobre 3 influências positivas na vida de Davi.

Abigail e Davi

Abigail voltou para casa mas Nabal estava bêbado, por isso ela só lhe contou o que tinha feito no dia seguinte. Quando Nabal ouviu o que tinha acontecido, ele ficou paralisado! Dez dias depois, Deus tirou a vida de Nabal.

Quando Davi descobriu que Nabal estava morto, ele chamou Abigail para ser sua esposa. Abigail aceitou a proposta, deixou sua casa e se tornou uma das esposas de Davi (1 Samuel 25:40-42).

Abigail ainda enfrentou vários desafios. Davi era um homem foragido e ela teve de viver como fugitiva durante alguns anos. Certa vez, ela foi levada prisioneira dos amalequitas, junto com as famílias de todos os guerreiros de Davi, e Davi teve de a salvar.

No entanto, mais tarde, Abigail ganhou segurança e prestígio, quando Davi se tornou rei. Ela também teve um filho de Davi, chamado Daniel, também conhecido como Quileabe. Abigail foi sensata e temente a Deus e Ele a recompensou por sua sabedoria.