No tempo de Jesus, as pessoas eram ensinadas a amar ao próximo, mas odiar seus inimigos. Essa parecia ser a resposta sensata aos inimigos (Mateus 5:43-44). Mas Jesus lançou um desafio radical: amar os inimigos.
Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
- Mateus 5:43-44
“Amai os vossos inimigos” significa que devemos querer o bem até mesmo de quem nos maltrata. Precisamos aprender a perdoar e a largar o rancor. Os filhos de Deus não retribuem mal por mal, mas vencem o mal com o bem (Romanos 12:21).
Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.
- Romanos 12:21
Amar quem nos ama de volta é fácil. Mas quando alguém nos insulta ou maltrata, muitas vezes reagimos com ódio, desprezo e rancor. E quando temos inimigos, esses sentimentos são muito maiores! O rancor é a reação natural às injustiças cometidas contra nós.
Mas Jesus nos ensinou a ser diferentes. Ele disse que não basta amar nossos amigos. Precisamos ir mais longe.
Como podemos amar os inimigos
Até as piores pessoas amam aqueles que os amam de volta! Amar nossos amigos não é nada de extraordinário (Mateus 5:46-48). Mas o verdadeiro amor é incondicional. Precisamos aprender a amar quem não nos ama de volta.
Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso!
E, se saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso!
Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.
- Mateus 5:46-48
Mas como podemos amar os inimigos? Com nossas ações:
- Orando por quem nos persegue
- Fazendo o bem a quem nos maltrata
- Abençoando os que nos amaldiçoam
- Virando a outra face
Amar os inimigos não significa dar muitos abraços e querer sua companhia como se fossem nossos amigos. Amar nossos inimigos significa querer seu bem e tratá-los bem, apesar de tudo que fazem contra nós (Lucas 6:27-29).
Descubra aqui: que tipos de amor existem na Bíblia?
O amor de Deus
A ideia de amar os inimigos pode parecer injusta ou ridícula, mas, quando entendemos o amor de Deus, vemos que é a coisa certa. Deus faz o sol nascer tanto para pessoas boas como para pessoas ruins (Mateus 5:45). Ele nos ama incondicionalmente!
A Bíblia diz que Deus mostrou Seu amor ao enviar Jesus para nos salvar quando ainda éramos Seus inimigos. O pecado nos torna inimigos de Deus (Romanos 5:10). Se Deus não tivesse amor por Seus inimigos, ninguém seria salvo. Quando amamos nossos inimigos, refletimos o maravilhoso amor de Deus.
Veja também: o que significa "Deus é amor"?
A recompensa do amor
Quando amamos nossos inimigos não temos garantia de que eles vão mudar. Eles poderão continuar sendo nossos inimigos. Deles, talvez não vamos receber recompensa por nosso amor. Mas Deus tem uma recompensa preparada (Lucas 6:35-36).
Deus vê tudo e toma nota. Ele não deixa os atos de amor sem recompensa. Mesmo se não recebermos nada nessa vida, Deus nos dará a recompensa maior na eternidade. Quem vive o amor de Deus receberá o amor de Deus.