Por que Jesus teve uma coroa de espinhos?

A coroa de espinhos foi mais uma forma que os romanos encontraram de torturar Jesus antes de sua crucificação. Eles estavam gozando com o fato de ele dizer que era um rei. Simbolicamente, a coroa de espinhos mostra como Jesus levou o castigo por nosso pecado sobre sua cabeça.

Quando Jesus foi preso ele foi condenado à crucificação e entregue nas mãos dos soldados romanos. Além de espancarem Jesus, os soldados decidiram também zombar dele antes de o matar.

Como ele era acusado de se chamar o “rei dos judeus” e fomentar rebelião contra o império romano, os soldados vestiram Jesus com um manto, colocaram uma vara em sua mão e lhe teceram uma coroa de espinhos (Mateus 27:27-29). Eles fingiram prestar-lhe honra, depois pegaram no “cetro” para bater na cabeça de Jesus. Quando acabaram o “jogo”, os soldados levaram Jesus para ser crucificado.

Veja também: quem foi Pôncio Pilatos?

Como era a coroa de espinhos?

A Bíblia não descreve o formato da coroa de espinhos nem se sabe o tipo de espinhos usados. Existem vários tipos de espinhos diferentes, de vários tamanhos. De qualquer forma, a coroa de espinhos teria sido muito dolorosa.

Os espinhos era de um tipo que era possível tecer para criar o formato de uma coroa. Os soldados romanos não se limitaram a colocar a coroa na cabeça de Jesus. Eles depois bateram em sua cabeça com a vara, o que teria encravado os espinhos em sua cabeça (Marcos 15:19). Isso teria causado sangramento e sofrimento terrível.

Leia aqui: como foi a morte de Jesus na cruz?

Qual é o significado da coroa de espinhos?

Em várias passagens da Bíblia os espinhos representam maldição. Quando Adão e Eva pecaram, a terra ficou amaldiçoada, produzindo espinhos, que dificultam a plantação de comida (Gênesis 3:17-19). Assim como o pecado, os espinhos causam dor e sofrimento.

Na cruz, Jesus levou a maldição e o castigo de nossos pecados. No Antigo Testamento, quando uma pessoa vinha fazer um sacrifício, ela colocava sua mão sobre a cabeça do cordeiro, transferindo simbolicamente seu pecado para ele (Levítico 4:32-34). Depois o animal era morto, para pagar o castigo.

Descubra aqui: por que Jesus é chamado o cordeiro de Deus?

Da mesma forma, Jesus simbolicamente levou nossos pecados sobre sua cabeça (Gálatas 3:13). Ele morreu para nos livrar do castigo do pecado. Agora todo aquele que se arrepende e crê em Jesus está livre da maldição do pecado!