Crente pode participar de Halloween?

Participar ou não de Halloween é uma decisão que cada crente deve tomar de acordo com sua consciência. Dependendo da pessoa, a celebração de Halloween pode induzir ao pecado ou só ser uma festa inocente. A Bíblia não tem nenhum mandamento que diz “não participarás de Halloween”, por isso devemos pedir orientação de Deus.

As origens do Halloween

Como muitas festas populares, o Halloween tem uma mistura de origens pagãs e cristãs. Alguns povos pagãos na Europa tinham uma festa nesse dia celebrando o fim da época da colheita e o início do inverno. Essa noite estava também ligada a rituais religiosos para apaziguar os deuses e os espíritos dos mortos.

Como era uma festa muito popular, os cristãos decidiram mudar seu significado para ser uma coisa boa. Surgiu assim o dia de Todos os Santos, no dia 1 de Novembro, para celebrar a vida e as obras de cristãos exemplares. Halloween significa “véspera de Todos os Santos”.

Recentemente, o Halloween se tornou mais conhecido por causa da influência dos Estados Unidos, onde a festa é muito popular. Para muitos é só uma noite para se fantasiar e brincar de “gostosura ou travessura” (pedir doces de porta em porta). Por outro lado, há muita ênfase em coisas ruins como demônios e bruxedo. A noite de Halloween é uma data importante no calendário de praticantes de bruxaria e satanismo.

Descubra aqui o que a Bíblia diz sobre bruxaria.

Participar de Halloween é pecado?

Isso depende da forma como a pessoa participa. Se fantasiar de herói ou princesa e comer doces não é ruim. Mas vandalizar casas e glorificar o mal é ruim (1 Tessalonicenses 5:22). Há muita coisa na festa de Halloween que pode fazer um crente se sentir desconfortável. Quer você participe, quer não, evite situações que lhe vão dar problemas de consciência (Romanos 14:22-23).

Veja também: crente pode ler ou assistir Harry Potter?

Pense: como posso glorificar a Deus no Halloween? Para uma pessoa a resposta pode ser participando da celebração mas de forma responsável, dando um bom exemplo para os amigos que não são crentes. Para outra pessoa pode ser ficando em casa, mostrando que não é preciso participar. Ainda para outra, poderá ser fazendo uma festa na igreja para celebrar Jesus, que venceu as trevas. Use a imaginação para dar glória a Deus no Halloween (1 Coríntios 10:31).