Qual o significado da Cabala?

A Cabala é uma filosofia mística judaica que acredita que existem ensinamentos escondidos no Velho Testamento que só podem ser interpretados através de conhecimento especial. A Cabala está está ligada ao ocultismo e seu ensinamento não é bíblico.

A Cabala surgiu entre os judeus, por volta do século XII, misturando várias crenças místicas com os ensinamentos da Torá. De acordo com a Cabala, o Velho Testamento é a Palavra de Deus, onde podemos encontrar as respostas para tudo. Mas muitas das respostas estão escondidas em metáforas e símbolos. Apenas pessoas instruídas conseguem “decifrar” as mensagens.

Veja aqui: o que é a Torá?

A Cabala não é judaísmo puro, é uma mistura de judaísmo com ideias de outras religiões. Os cabalistas acreditam na reencarnação, que vai contra o ensino da Bíblia, tanto no Velho como no Novo Testamento (Jó 7:9; Hebreus 9:27). Também acreditam que, para conhecer mais a Deus, é preciso passar por um processo complicado, chamado a “árvore da vida”, em que cada patamar leva a um conhecimento mais profundo.

Segundo a Cabala, a verdade está escondida e codificada. Por isso, poucas pessoas conseguem entender. Para descobrir o significado da Palavra de Deus, é preciso usar processos complicados e ter conhecimento especial. Por exemplo, a Cabala atribui um número a cada letra do alfabeto hebraico e faz várias contas para encontrar “ligações especiais” entre palavras na Bíblia. Usando esses métodos, encontram outros significados na Bíblia.

A Cabala e a Bíblia

A Cabala não é compatível com a Bíblia. De início, parece uma forma interessante de estudar a Bíblia, prometendo desvendar mistérios escondidos. Mas, na verdade, vende mentiras e promove práticas parecidas com a feitiçaria.

Veja também: o que a Bíblia diz sobre bruxaria?

A Cabala se baseia na Palavra de Deus, que é a verdade, mas distorce seu ensino. A verdade não está escondida. Ela foi claramente revelada em Jesus (João 14:6-7). O problema da Cabala é que ela rejeita que Jesus é o Messias, por isso procura encontrar respostas em outros lugares.

Sem Jesus, o Velho Testamento é bastante misterioso. Todo o Velho Testamento aponta para Jesus e, sem ele, não faz sentido. Mas Jesus tornou a verdade clara e acessível para todos (2 Coríntios 3:14-16). Não é preciso ter um conhecimento especial, fazer cálculos nem passar por um processo complicado para conhecer a Deus. Basta crer em Jesus!

O perigo da Cabala é que inventa mensagens que não são verdade. Utilizando números e cálculos, podemos encontrar qualquer ligação que quisermos! A Bíblia não nos ensina a fazer cálculos complicados para encontrar a verdade. A mensagem da Bíblia é clara mas quem rejeita Jesus não a consegue entender, porque rejeitou aquele que é a verdade (Romanos 1:21-22).