O que é o pecado original?

O pecado original é o que chamamos o primeiro pecado cometido por Adão e Eva, que separou a humanidade de Deus. Todos nós somos pecadores por causa desse primeiro pecado. Mas Jesus veio para nos libertar do pecado e restaurar nosso relacionamento com Deus.

Qual foi o pecado original?

O pecado original foi quando Adão e Eva comeram o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, desobedecendo a Deus. Adão e Eva estavam no Éden e podiam comer a fruta de todas as árvores menos essa, porque causaria sua morte. Mas a serpente (Satanás) disse que Deus estava mentindo para eles, para que não se tornassem poderosos como Ele. Em vez de confiar em Deus, Adão e Eva acreditaram na serpente e comeram. Aí descobriram que quem tinha mentido foi a serpente, não Deus. Eles perderam a inocência e acabaram sendo expulsos do jardim do Éden. - Gênesis 3

Veja também: o que é pecado mortal?

Quais foram as consequências do pecado original?

  • Morte – a Bíblia diz que a consequência do pecado é a morte; ao cometerem esse primeiro pecado, morreram primeiro espiritualmente e mais tarde fisicamente. Deus avisou que morreriam e morreram mesmo (Romanos 6:23).
  • Separação de Deus – esse é o significado de morte espiritual. Antes, eles conversavam todos os dias com Deus presencialmente. Mas depois do pecado eles perderam esse direito porque estavam contaminados com o pecado.
  • Contaminação da terra – a terra ficou amaldiçoada com o pecado; já não era tudo bom, também tinha maldade (Gênesis 3:17-19). O diabo ganhou poder na terra.
  • Sofrimento – tudo de bom vem de Deus, daí quando ficaram separados d'Ele, passaram a conhecer o sofrimento (dor e dificuldade).
  • Natureza pecaminosa – Adão e Eva passaram e ter tendência para pecar. Isso significa que o pecado se tornou em uma coisa natural para fazer e muito difícil de resistir. Mas ainda tinham consciência que o pecado é errado e podiam escolher.

Por causa do pecado de Adão e Eva, toda a humanidade sofre essas consequências. A Bíblia diz que somos todos pecadores, separados de Deus. Ninguém está sem pecado. Daí pecado original também significa essa condição de toda a gente ter pecado.

Veja aqui mais sobre quais são as consequências do pecado.

A Bíblia não explica por que sofremos todos por causa desse primeiro pecado. Mas, assim como através de Adão toda a gente ficou em pecado, pelo sacrifício de Jesus todos que querem podem ficar livres do pecado e voltar a ter um relacionamento pessoal com Deus (Romanos 5:16-17). A escolha é de cada um. A escolha é sua.