Por que Jesus amaldiçoou a figueira?

Jesus amaldiçoou a figueira para ensinar uma lição. Jesus não amaldiçoou a figueira por capricho nem raiva; ele tinha um objetivo.

No dia depois de sua entrada triunfal em Jerusalém, Jesus estava caminhando e ficou com fome. Ele viu uma figueira com folhas e procurou por figos. Não era estação de figos, por isso não encontrou nada (Marcos 11:12-14). Jesus amaldiçoou a figueira, para nunca mais dar fruto. No dia seguinte, a figueira estava completamente seca, desde a raiz!

Veja aqui: o que Jesus comia?

Os discípulos ficaram admirados, porque a figueira tinha secado muito rapidamente. Jesus lhes explicou que, se tivessem fé, poderiam fazer coisas muito maiores que isso (Mateus 21:20-22). Quem ora com fé verá milagres. Essa foi a lição principal da figueira amaldiçoada.

Figueira fora de estação

Não era estação de figos mas Jesus esperava encontrar figos. Algumas figueiras davam fruto cedo, antes da estação. Uma figueira com folhas crescidas já teria figos verdes. A figueira que Jesus amaldiçoou tinha folhas crescidas mas não tinha fruto. Sua aparência era enganosa, parecia madura mas não era.

Jesus também contou uma parábola sobre uma figueira infrutífera. Seu dono esperou alguns anos mas não deu fruto. Se a figueira não desse frutos esse ano, seria cortada. Jesus explicou que, tal como a figueira, precisamos dar fruto. Deus dá algum tempo, mas, mais tarde ou mais cedo, quem não se arrepende de seus pecados será castigado (Lucas 13:5-7).

No dia antes de amaldiçoar a figueira, Jesus tinha entrado em Jerusalém, aclamado por uma multidão (Marcos 11:8-10). O povo parecia pronto para aceitar Jesus e mudar de vida mas, menos de uma semana depois, queria a morte de Jesus! Eles eram como a figueira amaldiçoada, pareciam prontos mas não deram fruto. Sua aparência era enganosa.

Quem é salvo por Jesus dá fruto. Não continua amando o pecado e muda sua vida (Mateus 3:8). Seus frutos podem ainda ser verdes e pequenos, escondidos entre as folhas, mas estão lá. Algumas pessoas podem aparentar amar Jesus mas não se arrependeram e, por isso, não deixam o pecado.

Veja também: quais são os frutos do Espírito?

Um dia, cada pessoa será julgada por Deus e quem não mostra os frutos de uma vida transformada por Jesus será castigado. Por isso, cada crente precisa analisar sua vida e ver o que precisa mudar. Com a ajuda de Jesus, podemos dar muitos frutos.