Qual o significado de sacrifício?

O significado de sacrifício é oferecer algo para Deus, para pagar o pecado ou para agradecer a Deus. Deus estabeleceu sacrifícios para que as pessoas não morressem condenadas por seus pecados. A morte de Jesus foi o sacrifício perfeito.

Sacrifícios no Velho Testamento

Todo pecado precisa ser castigado. Se Deus não castigasse o pecado, não seria justo. O castigo do pecado é a morte e a separação de Deus (Romanos 3:23; Romanos 6:23) mas Deus nos ama e não quer nos condenar a uma eternidade sem Ele.

Por isso, Ele estabeleceu sacrifícios – um animal podia morrer no lugar do pecador. Uma vida por uma vida.

O sacrifício de um animal deveria refletir o arrependimento da pessoa que o oferecia. Quando a pessoa entendia que tinha pecado e se arrependia, oferecia um animal para Deus para mostrar que queria mudar de vida.

Então o animal levava o castigo que a pessoa merecia. Mas sem arrependimento e mudança de atitude, os sacrifícios não tinham valor algum (Salmos 51:17).

Além dos sacrifícios pelo pecado, a Bíblia também fala sobre sacrifícios de gratidão. Para agradecer a Deus pelas bênçãos que tinham recebido, as pessoas podiam oferecer sacrifícios de comunhão (Levítico 7:11-12).

Veja aqui: o que é holocausto na Bíblia?

Jesus, o sacrifício perfeito

Quando Jesus morreu na cruz, ele ofereceu o sacrifício perfeito. O sacrifício de animais não podia mudar o coração das pessoas mas Jesus, que não tinha pecado, era um sacrifício muito superior (Hebreus 10:10-12). Seu sacrifício foi tão grande que pode pagar por todos os pecados do mundo!

Por causa do sacrifício de Jesus, não precisamos mais oferecer animais como sacrifícios sempre que pecamos. Jesus já pagou por tudo (Hebreus 9:27-28).

Mas, assim como acontecia no Velho Testamento, o sacrifício de Jesus não tem significado se não nos arrependemos. Quando nos arrependemos, o sacrifício de Jesus se torna válido em nossas vidas e não ficamos mais separados de Deus.

Veja também: o que é a propiciação e expiação dos pecados?

Sacrifício cristão

Agora não precisamos mais oferecer sacrifícios para recebermos perdão por nossos pecados. Tudo que oferecemos a Deus é sacrifício de gratidão. Deus nos salvou da condenação do pecado e nos deu a vida eterna. Temos muitas razões para agradecer a Deus!

A melhor maneira que podemos agradecer a Deus é oferecendo nossas vidas como sacrifício (Romanos 12:1). Isso significa dedicar nossas vidas a agradar a Deus, mostrando nossa gratidão pelo sacrifício que Jesus fez por nós. Tudo que damos para Deus e Sua obra se torna um sacrifício de gratidão: nosso tempo, nosso louvor, nossos recursos, nossas ações...