Astarote - ou Astarte chamada pelos fenícios - era um divindade adorada na antiga Síria, Fenícia e Canaã.
Muitos povos na antiguidade rendiam culto a esta esta entidade fêmea, cônjuge de Baal. Assim como Baal era representado pelo sol, Astarote era representada pela lua. Astarote era conhecida como a deusa da fertilidade, da sexualidade, do amor e da guerra.
Veja também: O que era baal?
Por ser uma entidade ligada a fertilidade e a produtividade, os cultos a esta deusa eram erotizados. Os rituais sexuais a essa entidade eram praticados nos bosques por homens e mulheres. No local, era instalado um tronco esculpido conhecido como "poste sagrado" (1 Samuel 7:4, 1 Samuel 12:10).
O que a Bíblia diz sobre Astarote?
A idolatria a Astarote foi um tormento a Israel desde os tempos de Moisés. Devido ao domínio incompleto de Canaã, muitos israelitas passaram a adorar a deusa caananita, o que era reprovável aos olhos de Deus (Juízes 3:7, Juízes 6:28, Juízes 10:6).
Deus condena a construção de imagens e a adoração a ídolos (Deuteronômio 5:8-10). Deus chegou a ordenar a Moisés que o Seu altar não deveria estar perto de bosques, nem que fosse levantado postes sagrados (Deuteronômio 16:21-22).
Veja: O que Deus diz sobre idolatria?
A idolatria ofende a Deus. Depois da morte de Saul, os filisteus levaram a sua armadura ao templo de Astarote (1 Samuel 31:10). Até Salomão - quando caiu em idolatria - passou a participar dos cultos a deusa pagã (1 Reis 11:4-5). Outro exemplo foi o rei Acabe, que tinha cerca 400 profetas devotos a Astarote (1 Reis 18:19).
O rei Manassés chegou a erguer um poste sagrado no templo e chegou a queimar o seu próprio filho em sacrifício (2 Reis 21:6-7). O fruto da idolatria trouxe severos problemas a Israel. Mesmo assim, Deus levantou homens para avivar seu povo e libertar-los do paganismo como: profeta Elias, rei Asa, rei Josias e Gideão.
Os vários nomes de Astarote
O culto a Astarote foi amplamente difundido na antiguidade e muitos povos a cultuaram. A influência de outros povos causou uma série de variações no nome, mas trata-se da mesma figura:
- Asterate
- Asterath
- Ann-tires
- Astorate
- Asterote
- Astorete
- Astartes
- Astartéia
- Annerote
- Astaton
- Anny-rath
- Baalat
Houve um grande sincretismo ao culto de Astarote. Ela foi associada a deusa Vênus em Roma, a Afrodite na Grécia e a Ishtar na Babilônia. Vale lembrar que mudam-se os nomes dos deuses, mas o espírito que habita neles é o mesmo; o espírito do engano.