Quem são as duas testemunhas no livro de Apocalipse?

As duas testemunhas são dois profetas que surgirão nos tempos do fim e farão grandes milagres. Elas testemunharão de Deus e ninguém as poderá impedir, até que venha a besta. As duas testemunhas incomodarão as nações com sua mensagem.

Apocalipse 11:3 fala sobre duas testemunhas que surgirão e profetizarão durante 1260 dias (cercas de três anos e meio), vestidas de pano de saco, a roupa tradicional de lamento dos tempos da Bíblia. Elas terão poder para enviar pragas, fazer parar de chover e destruir seus inimigos.

Depois que tiverem terminado seu trabalho, a besta do Apocalipse virá e matará as duas testemunhas. Seus corpos serão expostos em Jerusalém e as pessoas ficarão felizes, porque as testemunhas tinham causado muito tormento (Apocalipse 11:8-10). Mas depois de três dias e meio Deus os fará viver novamente e todos ficarão aterrorizados.

Veja também: o que é a besta do Apocalipse?

As duas testemunhas serão levadas para o céu numa nuvem diante dos olhos de seus inimigos (Apocalipse 11:11-12). Um terremoto abalará a cidade e 7000 pessoas morrerão. Os sobreviventes ficarão cheios de medo com esse acontecimento.

Quem são as duas testemunhas? Quando surgirão?

A Bíblia não diz quem são as duas testemunhas. Apenas diz o que vão fazer quando forem reveladas. Provavelmente surgirão um pouco antes da besta, que as matará. Não sabemos quando isso será. Esse é um mistério que ainda não foi revelado.

Pela descrição, parece que as duas testemunhas são duas pessoas de carne e osso. Fazem sinais como os profetas do Antigo Testamento e testemunham de Jesus (Apocalipse 11:6). Mas a Bíblia não diz que são mesmo profetas do Antigo Testamento que voltaram a viver. A Bíblia diz que os mortos não voltam à terra.

Descubra aqui: o que a Bíblia diz sobre reencarnação?

Apocalipse 11:4 diz que as duas testemunhas são duas oliveiras e dois candelabros que ficam diante do Senhor. O azeite vem do fruto da oliveira e o candelabro representa a luz da presença de Deus. As duas testemunhas serão duas pessoas ungidas por Deus para testemunhar de Sua glória ao mundo. A oliveira também simboliza produtividade. O ministério das duas testemunhas terá grande impacto.

A comparação com oliveiras também tem paralelo com a profecia de Zacarias 4:1-3. Nessa visão, o profeta Zacarias viu duas oliveiras junto do candelabro do templo, fornecendo o azeite para mantê-lo aceso. Quando Zacarias perguntou ao anjo o que a visão significava, ele lhe contou que as oliveiras representavam dois homens escolhidos para servir a Deus (Zacarias 4:12-14).

Veja aqui: o que é a unção de Deus?

Quando as duas testemunhas aparecerem, seu ministério será conhecido no mundo inteiro. Como ainda não apareceram duas pessoas famosas por lançar pragas e impedir de chover, as duas testemunhas provavelmente ainda não foram enviadas.