O que significa celibato? Cristão pode ser celibatário?

Celibato significa viver solteiro, sem se casar nem ter uma relação com outra pessoa. Na Bíblia o casamento era generalizado mas algumas pessoas foram celibatárias. Da mesma forma, a maioria dos cristãos casa mas alguns são celibatários. Não há nada de errado em ser casado nem em viver no celibato.

A palavra celibato pode ser usada de duas formas diferentes:

  1. O estado atual de ser solteiro, sem estar em um relacionamento
  2. Ou a escolha de ser manter solteiro, rejeitando a vida romântica

Celibato no primeiro sentido é a condição normal de ser solteiro, quando não se está em uma relação romântica. O segundo sentido é uma forma de celibato mais consciente, uma decisão de não se envolver amorosamente com ninguém. Algumas pessoas fazem um voto de celibato (como os padres da Igreja Católica), enquanto que outras simplesmente decidem que preferem viver assim.

Descubra aqui: por que padre não pode casar?

Qual é melhor: o celibato ou o casamento?

A melhor condição depende de cada pessoa. Para algumas pessoas, o celibato é melhor mas, para outras, é melhor casar. Cada cristão pode escolher se vai casar ou manter o celibato. No entanto, enquanto não casa, o cristão não deve se envolver sexualmente com ninguém.

Deus criou o casamento para nosso bem (Gênesis 2:18). O amor, a companhia e o companheirismo do casamento são uma parte muito importante da vida, que não deve ser desprezada. Para a maioria das pessoas, o casamento é uma parte natural da vida, que está dentro do plano de Deus para elas. Muitos grandes servos de Deus foram casados, como Abraão, Moisés e Pedro.

Por outro lado, nem toda a gente casa. Algumas pessoas são chamadas para serem celibatárias. Quem vive no celibato tem mais tempo para as coisas de Deus, para se dedicar por inteiro à obra de Deus (1 Coríntios 7:32). Jesus disse que algumas pessoas escolhem viver solteiras mas essa regra não é para todos (Mateus 19:11-12). O apóstolo Paulo era celibatário mas também reconhecia que o celibato não é para todos.

Veja também: o que significa eunuco na Bíblia?

Como saber se fui chamado para ser celibatário?

Algumas pessoas simplesmente não querem casar. Se você não sente vontade de formar família e consegue controlar seus impulsos, talvez o celibato seja sua vocação (1 Coríntios 7:8-9). Mesmo assim, as coisas podem mudar em outra altura de sua vida. Por isso, não é boa ideia fazer uma promessa. A Bíblia não fala em lado nenhum sobre voto de celibato. Fique na condição em que você está, enquanto as coisas não mudarem (1 Coríntios 7:17).

Todo cristão deve ser celibatário, até encontrar alguém com quem espera partilhar a vida. Não é bom “experimentar” com várias pessoas, sem compromisso. Isso se chama imoralidade sexual e é pecado. O sexo deve ser guardado para o casamento, numa relação de exclusividade com seu cônjuge. Se você já é casado, você não foi chamado para ser celibatário (1 Coríntios 7:3-5). Escolher o celibato seria uma injustiça contra seu cônjuge.

Leia aqui: como ser feliz sozinho? 3 conselhos da Bíblia.

Algumas pessoas casam cedo, outras tarde e ainda outras nunca casam. Mas Deus conhece suas necessidades. Ele providencia tudo no tempo certo, se você confiar nele. Talvez nesse momento você seja solteiro, sem namorar, mas depois as coisas podem mudar (1 Coríntios 7:27-28). Aproveite o tempo de celibato para se aproximar mais de Deus e conformar sua vida com Seu padrão. Assim, quer você case, quer não, sua vida vai ser melhor porque será guiada por Deus.