Qual é o significado de perseverança na Bíblia? Por que é importante?

Perseverança significa ter força e paciência para não desistir. A pessoa que persevera enfrenta dificuldades, desafios e tempos de espera sem desanimar, para alcançar seu objetivo. A perseverança é uma parte muito importante da vida cristã, porque nos ajuda a manter os olhos no alvo: Jesus.

Diante das dificuldades podemos fazer duas coisas: desistir ou continuar a perseguir nosso objetivo. Quem continua tem perseverança. A perseverança é uma combinação de firmeza, paciência e esperança. A pessoa que persevera se mantém firme no seu propósito, tem paciência para esperar o tempo que for preciso para alcançar o objetivo e tem esperança que vai chegar lá, mesmo diante de obstáculos.

A importância da perseverança na vida cristã

A fé e a perseverança andam de mãos dadas. A fé verdadeira, que salva, nos dá perseverança para continuar a crer em Jesus sem desistir. A vida cristã tem dificuldades e nossa fé muitas vezes é desafiada. Por isso, precisamos de perseverança.

Na parábola do semeador, a semente que cai no solo pedregoso representa a pessoa sem perseverança. De início, recebe o evangelho com alegria mas não tem raízes. Logo, quando sua fé lhe causa alguma dificuldade, essa pessoa desiste do evangelho e volta à velha vida (Mateus 13:20-21).

A Bíblia diz que a perseverança melhora nosso caráter, fortalece nossa fé e traz recompensa (Tiago 1:2-4). Somente quem não desiste da fé em Jesus recebe a recompensa que Deus tem preparado para nós. É também a perseverança que nos impede de sermos destruídos pelas dificuldades.

Veja também: por que passamos por provações?

Como ter mais perseverança?

A perseverança cresce à medida que enfrentamos dificuldades. Ninguém gosta de passar por tempos difíceis mas Deus permite o sofrimento para nos ajudar a crescer. Somente aprendemos a perseverar quando nossa fé é provada (Romanos 5:3-5).

Para ficar forte, um músculo precisa ser colocado debaixo de pressão. É por isso que quem faz musculação levanta pesos. Aos poucos, os músculos levantam cada vez mais peso e ficam cada vez mais fortes. É difícil, às vezes dói, mas no fim o músculo consegue apanhar os primeiros pesos (mais leves) com facilidade. O mesmo acontece com a perseverança. Ao longo da vida, enfrentamos várias provações e, à medida que as superamos, nossa fé e perseverança ficam mais fortes.

Em termos práticos, se queremos ficar firmes na fé diante das dificuldades, precisamos depender de Jesus. Somente ele nos dá a força que precisamos. Não depende de nossa própria força (graças a Deus!), porque só Deus tem poder para nos sustentar.

Portanto, se queremos ter mais perseverança, precisamos aprofundar nosso relacionamento com Jesus. Isso pode ser feito:

  • Orando em todo tempo
  • Lendo a Bíblia regularmente
  • Reunindo com outros cristãos
  • Louvando a Deus
  • Refletindo na palavra de Deus no cotidiano

Em tudo que fazemos, não podemos nos esquecer de nosso alvo: a vida eterna com Jesus. Todos os sofrimentos e as dificuldades dessa vida não se comparam com a glória futura que nos aguarda! - 2 Coríntios 4:16-18 Temos boas razões para perseverar e temos a ajuda de Deus para conseguirmos.