Tornamo-nos anjos quando morremos e vamos para o Céu?

Não, não nos tornamos anjos quando vamos para o Céu. Anjos e humanos são dois grupos distintos, mesmo na ressurreição. No Céu seremos parecidos com os anjos, no sentido que viveremos eternamente, mas ainda seremos diferentes dos anjos.

A Bíblia faz uma clara distinção entre homens e anjos. Os anjos são espíritos que servem a Deus e ajudam os crentes (Hebreus 1:14). Os homens são seres criados à imagem e semelhança de Deus, com um corpo físico (Gênesis 1:27). Às vezes, quando aparecem aos homens, os anjos tomam uma forma parecida com um homem mas não há nenhuma indicação que alguma vez foram humanos.

Jesus disse que no Céu os salvos serão parecidos com os anjos, porque os anjos também não morrem (Lucas 20:35-36). Mas ser parecido não significa ser igual.

Descubra aqui mais sobre o que os anjos fazem.

Quais serão as diferenças entre anjos e homens na ressurreição?

Os anjos são seres espirituais que se mantiveram fiéis a Deus. Ao contrário dos homens, a Bíblia não diz que todos os anjos pecaram, nem que Jesus veio para salvar anjos. Eles não precisam ressuscitar no fim dos tempos porque nunca morreram. Mas os homens precisam ressuscitar para serem julgados e para os salvos receberem a vida eterna.

A Bíblia diz que os anjos são espíritos e não dá nenhuma indicação que tenham um corpo físico. Por outro lado, na ressurreição, todos os humanos salvos receberão um novo corpo que não se vai degradar com o tempo (1 Coríntios 15:42-44).

1 Coríntios 6:3 sugere que os humanos participarão de um julgamento dos anjos (provavelmente os anjos caídos, que seguem o diabo). Embora seremos ainda um pouco diferente dos anjos, isso não significa que teremos menos valor.

Veja também: o que acontece depois da morte?

Os salvos que morreram cuidam de nós do Céu?

Não, esse é o trabalho dos anjos, não dos mortos. Os anjos, trabalhando debaixo das ordens de Deus, ajudam-nos em nossas lutas espirituais. Essa é uma de suas funções. Mas os mortos que foram salvos estão repousando em paz com Jesus, por enquanto. Eles não interferem em nosso mundo (Eclesiastes 9:5-6).

Muita da confusão sobre nos tornarmos anjos quando morremos vem de misturar as funções dos anjos com os mortos. Os anjos são enviados por Deus para nos ajudar; os salvos que morreram estão aguardando a ressurreição. Não é seu trabalho cuidar de nós.