O que é abnegação? O que a Bíblia fala sobre abnegação?

Abnegação é sacrificar seus próprios desejos para agradar ou ajudar outra pessoa. A Bíblia fala sobre a importância da abnegação para fazer a vontade de Deus. Alguma abnegação também é importante no relacionamento com outras pessoas.

A palavra abnegação não aparece na Bíblia mas o conceito está presente em várias passagens. Jesus não queria sofrer na cruz mas ele decidiu fazer a vontade de Deus, negando sua própria vontade para salvar a muitos (Lucas 22:42). Ele colocou a vontade do Pai acima da sua e foi vitorioso!

Abnegação e a vontade de Deus

Jesus também disse que seus seguidores precisam negar a si mesmos (Mateus 16:24). Seguir Jesus nem sempre é fácil. Surgem muitos problemas e muitas tentações, para desviar do caminho certo. Por vezes, a vontade de Deus e seus próprios desejos estarão em conflito. Nesses momentos, é preciso ter abnegação. A vontade de Deus é sempre a melhor.

Isso não significa que você deve rejeitar todos os seus desejos nem que nunca deve fazer nada que você gosta. Deus não quer que você tenha uma vida triste! Abnegação é alinhar sua vontade com a vontade de Deus. Isso significa aceitar os desejos bons, que Deus aprova, e rejeitar os desejos errados, que não são da vontade de Deus.

Veja também: como saber se um sonho vem de Deus?

Verdadeira abnegação é aprender a amar as coisas que Deus ama (Salmos 37:4). Quando isso acontece, seus desejos são satisfeitos, porque são também os desejos de Deus!

Abnegação nos relacionamentos

A abnegação também transforma as amizades e os relacionamentos. Pensar somente em si mesmo não é saudável em nenhuma relação (Filipenses 2:3-4). A verdadeira união vem quando cada um pensa no bem do outro. O verdadeiro amor não procura apenas seus próprios interesses (1 Coríntios 13:4-5).

Leia aqui: o que a Bíblia diz sobre o amor?

Abnegação é particularmente importante no casamento. Para o casamento funcionar, cada um precisa fazer sacrifícios e colocar o bem do outro em primeiro lugar. Casamento é trabalho de equipe! Os dois precisam de abnegação para ter um casamento forte.