Deus é bom?

Sim, Deus é bom. A Bíblia diz que Deus é o único que é realmente bom, sem nenhuma maldade. A bondade de Deus é perfeita e está ligada a Sua justiça, Seu amor e Seu perdão.

Deus é completamente bom. Ele é justo, cheio de amor e faz sempre o que é certo. Deus não pode ser corrompido pelo mal e promove sempre o bem (Tiago 1:13). Ele é perfeito.

Comparado com Deus, ninguém é bom (Lucas 18:19). Todos erramos, nos enganamos, somos imperfeitos. Mas, em Sua bondade, Deus nos ama e quer nos salvar do pecado. Por isso, Ele enviou Jesus.

Quando fazemos o bem, refletimos a bondade de Deus. Tudo que é bom vem de Deus (Tiago 1:17). Seus mandamentos são bons e nos mostram como viver da melhor maneira. Deus ajuda Seus filhos a escolher o bem e a rejeitar o mal.

Tudo que é bom mostra a bondade de Deus. Mesmo pessoas ruins fazem coisas boas para as pessoas que amam. Quanto mais Deus, que é bom e perfeito e nos ama! - Mateus 7:9-11

Veja também: por que Deus permite o sofrimento?

Se Deus é bom, por que permite o mal?

Deus permite o mal porque Ele nos deu liberdade para escolher o que queremos fazer. O mal entrou no mundo porque o homem escolheu fazer o mal. E o mal gera mais mal.

Deus é justo. Por isso, Ele castiga quem faz o mal. Tudo que fazemos tem consequências (Romanos 2:6-8). Se Deus não castigasse o mal, isso seria injusto e todos poderíamos fazer coisas terríveis, sem medo. Se Deus fosse injusto, Ele não seria bom.

Veja aqui: Deus criou o mal?

Mas Deus não gosta de castigar. Ele nos ama e quer nosso bem, porque Ele é bom (Ezequiel 18:31-32). Deus perdoa quem se arrepende e, através de Jesus, nos dá outra chance. A bondade de Deus é perfeita!