O que é o Dia de Ação de Graças?

O Dia de Ação de Graças é uma festa religiosa americana em que se agradece a Deus pelas coisas boas recebidas ao longo do ano. A festa é celebrada na quarta quinta-feira de novembro nos Estados Unidos da América, ou na segunda segunda-feira de outubro, no Canadá. Não há nenhum mandamento na Bíblia para celebrar o Dia de Ação de Graças mas devemos lembrar-nos de agradecer a Deus por Suas bênçãos.

A origem do Dia de Ação de Graças

Em sociedades agrícolas era bastante comum celebrar a época da colheita. No hemisfério norte, o fim da colheita ocorre no outono, por volta de outubro ou novembro. Nessa época, alguns cristãos faziam celebrações para agradecer a Deus pela comida que Ele tinha providenciado na colheita. No Antigo Testamento, os judeus tinham uma festa de agradecimento a Deus no início da colheita e outra no fim da colheita, no outono.

O Dia de Ação de Graças começou com os primeiros colonos britânicos na América. Em 1621, em Plymouth, depois de alguns anos de colheitas fracassadas e fome, a colheita na terra nova foi boa pela primeira vez. Por isso, os colonos, que eram cristãos, decidiram fazer uma festa para agradecer a Deus pela comida. Junto com alguns dos americanos indígenas, eles prepararam um banquete e celebraram por três dias.

Veja também: o que a Bíblia diz sobre gratidão?

Com o tempo, a celebração do Dia de Ação de Graças se tornou popular nos Estados Unidos da América e ganhou destaque como uma festa nacional. O presidente Abraham Lincoln oficializou a quarta quinta-feira de novembro como feriado nacional para celebrar o Dia de Ação de Graças e, desde então, a festa tem crescido para se tornar uma das celebrações mais importantes desse país.

No Canadá, o Dia de Ação de Graças teve uma origem semelhante, com colonos agradecendo a Deus por Sua proteção e provisão. A festa é celebrada cerca de um mês antes de nos Estados Unidos, na segunda segunda-feira de outubro. No Brasil e no resto do mundo, o Dia de Ação de Graças é celebrado principalmente por pessoas com alguma ligação aos Estados Unidos da América.

Cristão deve celebrar o Dia de Ação de Graças?

Não há nada na Bíblia que ordena nem proíbe a celebração do Dia de Ação de Graças. Cada cristão tem liberdade para decidir por si mesmo se quer celebrar essa data. É bom tirar tempo para agradecer a Deus mas não há nenhum mandamento na Bíblia para fazer isso em um dia específico do ano (Salmos 75:1).

O Dia de Ação de Graças está associado principalmente à cultura americana e canadiana. Não é uma celebração religiosa observada por cristãos no mundo inteiro, nem faz parte da tradição cristã mais antiga. Mas, desde sempre, os cristãos têm tirado dias para agradecer a Deus por tudo que Ele tem feito. Fazer uma festa para agradecer a Deus é um costume que já era praticado entre os judeus no Antigo Testamento. É bom nos alegrarmos na presença de Deus! - Salmos 79:13

Veja aqui: 5 conselhos da Bíblia que ensinam como mostrar gratidão.

Você pode usar o Dia de Ação de Graças para agradecer a Deus, ou celebrar Sua bondade e provisão em outra data que faça mais sentido em sua cultura. Ou ainda, você pode tirar um tempo para agradecer todos os dias (1 Tessalonicenses 5:18). Qualquer que seja sua decisão, faça tudo para a glória de Deus e respeite a opinião dos outros (1 Coríntios 10:31).