É pecado trabalhar no domingo?

Não, não é pecado trabalhar no domingo mas é importante reservar esse dia para o descanso e a adoração a Deus. Ter um dia de descanso durante a semana é muito importante e deve ser uma prioridade. Deus instituiu o dia de descanso para o nosso bem.

Por que descansar?

O descanso é essencial para uma vida saudável e equilibrada. Deus nos deu o dia de descanso como uma bênção especial. Nesse dia podemos relaxar, renovar nossas forças e focar um pouco mais em Deus, sem as distrações do trabalho (Hebreus 4:9-10).

O descanso é tão importante quanto o trabalho e faz parte dos 10 Mandamentos – Deuteronômio 5:12-14.

Veja também: o que Deus diz sobre o trabalho?

Por que domingo?

No Antigo Testamento, o dia oficial de descanso era o sábado. No entanto, os primeiros cristãos começaram a se reunir no domingo para celebrar a ressurreição de Jesus. Com o tempo, o descanso do sábado acabou sendo transferido para o domingo. Essa foi talvez uma forma de marcar uma diferença entre o cristianismo e o judaísmo, porque muitas pessoas pensavam que os cristãos eram apenas uma seita judaica.

O dia específico em que celebramos o descanso de Deus não é importante (Romanos 14:5-6). Hoje em dia a maioria das igrejas celebra no domingo porque é o dia em que mais pessoas têm folga. É bom tentar sincronizar o dia de descanso com o dia da igreja, porque parte do descanso de Deus é poder ter comunhão com outros crentes.

Descubra aqui: o que é descansar em Deus?

Posso trabalhar no domingo?

Você pode trabalhar no domingo mas não é a melhor solução. Em alguns empregos é preciso trabalhar no domingo mas se você puder, guarde o domingo para descansar. Se não der mesmo para tirar folga no domingo, estabeleça outro dia da semana para descansar. Se der para ser o mesmo dia todas as semanas, isso é melhor para a rotina e para a saúde. Não é bom trabalhar sete dias por semana, sem descanso.

Lembre-se: Deus criou o sábado para o homem, não o homem para o sábado – Marcos 2:27. Há alturas em que temos de sacrificar nosso descanso para fazer outras coisas; isso não é pecado. Mas o dia de descanso existe para o nosso bem físico e espiritual.

Veja aqui: por que Deus descansou no sétimo dia?