Existe lobisomem?

Não, lobisomem não existe. A Bíblia não tem nenhum relato de lobisomem. O lobisomem é uma lenda. Existem algumas doenças e outros fenômenos naturais que podem explicar as lendas de lobisomens.

Um lobisomem é uma criatura mitológica que é metade homem e metade lobo. De dia tem a forma de homem mas em certas noites se transforma em um monstro parecido com um lobo. Nesse estado o lobisomem se torna muito feroz e ataca animais e pessoas que encontra. Não existe base bíblica nem científica para acreditar em lobisomens.

O que a Bíblia diz sobre lobisomens?

A Bíblia não diz nada sobre lobisomens. Não há nada na Bíblia que sugere que um homem pode se transformar em outra criatura.

O único caso na Bíblia de um homem que teve comportamento de animal foi quando o rei Nabucodonosor perdeu o juízo. Deus castigou Nabucodonosor por ser arrogante e não se arrepender de seus pecados. Durante algum tempo Nabucodonosor viveu nu entre os animais, comendo capim. Seu cabelo e suas unhas cresceram e ele não as cortou. Mas um dia seu entendimento voltou e ele reconheceu a soberania de Deus (Daniel 4:33-34).

Nabucodonosor não se transformou em um animal. Ele apenas agiu como um, deixando de cuidar de seu corpo como uma pessoa normal. Ele perdeu o juízo mas não se tornou em um lobisomem feroz que atacava pessoas.

Veja também: existe vampiro?

E os casos “reais” de lobisomens?

A maioria dos relatos de lobisomens acontecem de noite. Na escuridão tudo parece diferente. Mesmo com tantos “casos reais”, ainda não se encontrou nenhuma evidência sólida que lobisomens existem.

Existem algumas coisas conhecidas que podem explicar o “fenômeno” dos lobisomens:

  • Doença – algumas pessoas têm uma doença mental parecida com a de Nabucodonosor e agem como lobos ou outros animais. Algumas até pensam que são lobisomens. Outras pessoas têm doenças físicas que as deformam, gerando boatos só por causa de sua aparência física
  • Demônios – algumas pessoas possuídas por demônios podem ser muito ferozes e agir como animais, como o caso do gadareno que Jesus libertou – Marcos 5:3-5
  • Animais – muitos relatos de lobisomens acontecem em lugares rurais, mais perto da natureza. Alguns animais crescem mais que o normal ou são mais ferozes, e por vezes atacam habitações humanas – 2 Reis 2:24

À primeira vista (e de noite), todas essas situações podem parecer casos de lobisomens. Mas quando analisamos com cuidado podemos ver que há outra explicação. Não devemos nos deixar dominar pelo medo nem por superstições.