Quem foi Matusalém?

Matusalém foi o homem que viveu mais tempo na Bíblia. Ele era filho de Enoque e avô de Noé. Matusalém viveu 969 anos!

A vida de Matusalém

A Bíblia fala pouco da vida de Matusalém. Seu pai era Enoque, o homem que andou com Deus e foi arrebatado. Aos 187 anos, Matusalém teve um filho chamado Lameque, que seria o pai de Noé. Matusalém também teve outros filhos e filhas e morreu com 969 anos (Gênesis 5:25-27). A Bíblia não fala de nenhuma pessoa que tenha vivido tantos anos como Matusalém!

Matusalém viveu no tempo antes do dilúvio, quando a maldade dos homens estava crescendo de forma descontrolada (Gênesis 6:5). Antes de morrer, ele provavelmente viu Noé construir a arca e ouviu seu neto contar o que Deus iria fazer com a humanidade. No entanto, a Bíblia não diz se Matusalém creu ou não, nem se era temente a Deus ou não. Embora tenha vivido tantos anos, a vida de Matusalém é desconhecida.

Veja também: quem foi Enoque?

Como Matusalém viveu tanto tempo?

A Bíblia não explica como Matusalém e as outras pessoas de seu tempo viveram tantos anos. Antes do dilúvio, as pessoas que têm suas idades registradas na Bíblia viveram muito mais tempo do que é normal hoje em dia. Matusalém não foi o único a viver centenas de anos.

Existem três teorias principais sobre a vida extremamente longa de Matusalém e seus contemporâneos:

A esperança de vida era diferente

Nos primeiros tempos da humanidade, Deus pode ter deixado as pessoas viverem mais tempo, para poderem desenvolver a civilização, ou por outro motivo qualquer. A primeira referência a um limite máximo de idade para o homem apenas aparece em Gênesis 6:3, um pouco antes do dilúvio. Depois do dilúvio as pessoas começaram e viver bastante menos tempo.

A contagem de anos era diferente

Talvez as pessoas antigamente contavam os anos de maneira diferente, seguindo um calendário muito mais curto que o solar. Depois do dilúvio, podem ter mudado de calendário. No entanto, essa teoria é difícil de sustentar porque significaria que as pessoas da família de Matusalém terão gerado filhos enquanto ainda eram crianças.

Descubra aqui: segundo a Bíblia quantos anos tem a humanidade?

As idades são simbólicas

As idades podem representar dinastias começadas por esses homens, ou épocas históricas marcadas por seu contributo. Assim, os “filhos” seriam descendentes, não filhos a sério. Em várias partes da Bíblia, os descendentes mais distantes de algumas pessoas foram chamados de seus filhos.

Como a Bíblia não explica, todas essas teorias são apenas isso – teorias. A Bíblia apenas diz que Matusalém e seus parentes viveram muitos anos e não entra em detalhes sobre o assunto, porque não é relevante para a história.

Matusalém morreu no dilúvio?

A Bíblia não diz se Matusalém morreu no dilúvio ou morreu antes. Fazendo as contas, Matusalém deve ter morrido no ano do dilúvio ou no ano anterior. A idade com que Matusalém morreu coincide com a idade de Noé quando entrou na arca.

Veja aqui a história de Noé.

Se Matusalém morreu no dilúvio, então terá morrido por sua própria incredulidade, porque Noé tinha avisado que Deus iria destruir a humanidade. Por outro lado, ele pode ter morrido com dignidade um pouco antes do dilúvio, evitando assim o castigo dos ímpios. Como a Bíblia não nos fala sobre o caráter de Matusalém, não podemos saber com certeza como morreu.