O que são os mil anos de Apocalipse?

Os mil anos de Apocalipse são o reino de Jesus no fim dos tempos, antes do grande julgamento final. Os mil anos são mencionados apenas em Apocalipse 20. Há muito debate sobre como será o milênio do reino de Jesus.

Em Apocalipse 19:11-13 Jesus vem para lutar contra os inimigos de Deus. A besta e o falso profeta são lançados no lago de fogo e seu exército de seguidores morre. Jesus derrota seus inimigos.

Veja aqui: como será a segunda vinda de Jesus?

Depois um anjo vem e prende o diabo no Abismo, onde fica por mil anos sem poder enganar as nações (Apocalipse 20:1-3). Pessoas com autoridade para julgar se assentam em tronos e os mártires ressuscitam e reinam com Jesus durante mil anos. Os outros mortos não ressuscitam até o fim do milênio (Apocalipse 20:4-5).

No fim dos mil anos, satanás é libertado, engana as nações e reúne todos para lutar contra o povo de Deus. Eles cercam os santos mas são destruídos por fogo do céu. O diabo é lançado no lago de fogo, onde recebe castigo eterno (Apocalipse 20:9-10).

Todos os mortos ressuscitam e são julgados por suas ações. Todos aqueles que não têm seu nome no livro da vida são lançados no lago de fogo. Então surgem novos céus e nova terra e todos os salvos vivem para sempre na presença de Deus, sem mais pecado, sofrimento nem morte (Apocalipse 21:1-4).

Veja também: o que é o Juízo Final?

Qual é o significado do milênio?

Existem muitas interpretações diferentes sobre o que significam os mil anos de Apocalipse. Em geral, há duas grandes interpretações sobre o milênio:

  • Literal – Jesus vai estabelecer um reino que vai durar exatamente mil anos, antes de trazer o julgamento final; alguns acham que esse reino será na terra, que desfrutará de uma paz excepcional, com os santos como governantes; outros acham que será no Céu
  • Simbólico – Apocalipse é um livro muito simbólico e Deus tem uma noção diferente de tempo de nós (2 Pedro 3:8); os mil anos representam muito tempo; o reino de Jesus poderá ser espiritual ou representar a expansão do evangelho que está acontecendo atualmente

A Bíblia não dá uma explicação clara das visões do livro de Apocalipse, por isso não podemos afirmar com certeza o que serão os mil anos. Todas as interpretações são apenas teorias. Somente saberemos depois que acontecer.

Mas o milênio de Apocalipse tem uma mensagem muito importante: Jesus vai voltar (Apocalipse 22:12). E quando voltar, Jesus vai derrotar todos os seus inimigos, trazer julgamento pelos pecados e levar os salvos para a vida eterna. Nada poderá impedir Jesus de reinar e estabelecer a paz e a justiça!