Pesos e medidas usados na Bíblia

As pessoas nos tempos da Bíblia não usavam quilos, metros nem litros para medir seu mundo. Eles tinham seus próprios pesos e medidas. Também usavam moedas diferentes para comprar e vender. Para facilitar a leitura, muitas traduções da Bíblia usam pesos e medidas modernos no lugar dos termos originais, mas ainda podem aparecer referências difíceis de entender. Se você quer ter uma ideia mais completa do significado dos pesos e medidas originais, veja estas explicações em baixo:

Medidas de distância

Na antiguidade, a referência principal para medir comprimento, altura e distância era o corpo humano. Como cada pessoa tem um corpo de tamanho diferente, essas medidas eram referências aproximadas, que todos entendiam. Não havia medidas exatas, como o metro. A unidade básica era o côvado, que era mais ou menos o comprimento do antebraço, do cotovelo à ponta dos dedos.

DistânciaEquivalente a:
Caminhada de um sábado2000 côvados
Milha8 estádios
Estádio400 côvados ≈ 185m
Cana6 côvados
Braça4 côvados
Passo2 côvados
Côvadodistância do cotovelo à ponta dos dedos ≈ 45cm
Palmomeio côvado
Palmo menor/4 dedos4 dedos
Dedolargura de um dedo

Além dessas medidas mais ou menos regulares, havia também indicações de distância que eram muito subjetivas, que variavam de pessoa para pessoa e que não serviam como medidas de distância exatas, como:

  • Tiro de pedra
  • Tiro de arco
  • Caminhada de um dia

Medidas de volume

As medidas de volume (ou capacidade) serviam principalmente para medir alimentos, como cereais e azeite. As pessoas usavam essas medidas para organizar o armazenamento dos alimentos e sua compra e venda. Nos tempos da Bíblia usavam-se medidas com nomes diferentes para sólidos e para líquidos. A unidade de referência para sólidos era a efa e as referências para líquidos eram o bato e o him.

Sólidos:

VolumeEquivalente a:
Hômer ou Cor10 efas
Leteque5 efas
Efa≈ 37 litros
Seá1/3 efa
Gômer1/10 efa
Cabo1/18 efa

Líquidos:

VolumeEquivalente a:
Coro10 batos
Bato1 efa
Him1/6 bato
Cabo1/3 him
Logue1/12 him
Metreta≈ 40 litros

Pesos

Medidas de peso eram usadas principalmente no comércio, para calcular o valor de objetos ou metais preciosos. Muito do comércio era feito à base da troca ou com pedaços de ouro ou prata. É por isso que a Bíblia condena o uso de balanças e pesos desonestos, porque era uma forma de burlar as pessoas. Para os judeus, a unidade básica de referência para pesos era o siclo, cujo peso foi variando ao longo do tempo. O quesita, mencionado no original de Gênesis 33:19, tinha um valor que atualmente não se conhece.

PesoEquivalente a:
Talento60 minas ≈ 34 kg
Mina50 siclos
Siclo≈ entre 10 e 13 gramas
Pim2/3 siclo
Beca1/2 siclo
Gera1/20 siclo
Quesitavalor desconhecido

Moedas

Com o tempo, as trocas comerciais se tornaram mais sofisticadas e os impérios começaram a usar moedas para controlar melhor suas economias. No Antigo Testamento, é apenas mencionado o dárico, a moeda do império persa. No Novo Testamento, o uso de moedas era mais comum e havia vários tipos de moedas em circulação, de vários povos diferentes. Os judeus ainda usavam o peso do siclo como unidade de referência mas também usavam moedas gregas e romanas.

Certos lugares apenas aceitavam certos tipos de moedas e moedas mais antigas poderiam ter um valor diferente de moedas novas. Com tantos tipos de moedas diferentes em circulação, o câmbio de moedas se tornou um negócio lucrativo. Os cambistas tinham a reputação de burlar seus clientes.

MoedaEquivalente a:País
Estáter/Tetradracma4 dracmasgrego
Didracma2 dracmasgrego
Siclo de pratasalário de 4 dias de trabalho braçaljudeu
Dáricosalário de 2 dias de trabalho braçalpersa
Dracmasalário de 1 dia de trabalho braçalgrego
Denáriosalário de 1 dia de trabalho braçalromano
Asse1/16 denárioromano
Quadrante1/4 asseromano
Lepto1/2 quadrantegrego