Por que Deus se fez homem?

Deus se fez homem para cumprir o Seu plano de salvar a humanidade. É certo que, sendo Ele Deus, poderia salvar o homem sem precisar vir à terra, se encarnar. Mas sem derramamento de sangue não poderia haver remissão de pecados - Hebreus 9:22.

Deus também se tornou homem para mostrar que nos entende e tem um caminho melhor para nós. Ele viveu e sofreu como todos nós mas não pecou. Jesus venceu o pecado e pode nos ajudar a vencer também (Hebreus 2:17-18).

Qual a importância do derramamento de sangue?

O preço do pecado é a morte e a separação de Deus. A única forma de pagar pelos pecados é pela morte. Mas como Deus nos ama, Ele permitiu que quem estava arrependido usasse um substituto. Um animal inocente morreria em seu lugar, como sacrifício.

No Antigo Testamento há várias passagens que nos mostram a importância de oferecer um sacrifico de sangue, que simbolizava o perdão de pecados. Para isso, eram oferecidos animais sem manchas ou defeitos, que eram sacrificados, pagando assim os pecados dos homens. Mas o sangue de animais era um sacrifício imperfeito, que não podia tirar todos os pecados permanentemente (Hebreus 10:1-4). Por isso, Deus se tornou um homem para fazer o sacrifício perfeito.

Veja aqui: o que é a propiciação e expiação dos pecados?

Alguns sacrifícios importantes mencionados na Bíblia

  1. Quando Deus vestiu Adão e Eva, precisou matar um animal - Génesis 3:21.
  2. Quando Abel e Caim ofereceram seus sacrifícios, Abel, além de ter dado da sua primazia, ofereceu um animal, uma oferta de sangue - Génesis 4.
  3. Os sacerdotes ofereciam sacrifícios de animais pelos seus pecados e os do povo.

Quando Cristo veio à terra, veio substituir esses sacrifícios. Ele é o sacrifício único e vivo, Ele veio para apaziguar a ira de Deus. Nada que o homem fizesse satisfaria a Sua ira, por isso sangue inocente foi derramado, em troca da "liberdade" de outra vida. 

Ele também veio à terra, na pessoa do Seu filho Jesus,  por amor ao homem, pois o homem, por si só, nunca poderia ter acesso a Ele. O pecado criou uma barreira entre Deus e o homem e só Deus poderia quebrar essa barreira. Deus se fez homem para pagar o preço por nossos pecados.