O que significa Yeshua?

Yeshua é uma palavra hebraica que equivale à palavra "salvação" ou "salvar". Muitos especialistas atribuem a palavra Yeshua ao nome original de Jesus em hebraico, apesar do idioma falado na época de Cristo ser o aramaico.

A palavra Yeshua é uma abreviação do nome Yehôshua, de origem hebraica que significa YEHÔ, YHVH e SHUA que quer dizer SALVAÇÃO.

O nome de Deus no Antigo Testamento (YHVH) está ligado ao nome Yeshua, e traz uma promessa de um cumprimento bíblico em que o Filho, Jesus, veio para fazer o Nome do Pai conhecido (João 17:26).

O significado do nome Jesus

O nome Jesus é a forma grega do nome hebraico Yeshua, ou Josué, o que significa “o Senhor salva”.

Outra expressão antiga e muito comum para se referir a Jesus era Yeshua Hamashia - ou Yeshua Hamashiach - que em aramaico significa "Jesus Cristo, o Messias".

Apesar do idioma utilizado na época de Jesus ser o aramaico, todos os Evangelhos foram escritos em grego. No Novo Testamento - escrito em grego - Yeshua foi traduzido para IESOU ou IESOUS (Ιησούς). Com o surgimento da igreja, a forma grega foi traduzida para o latim Iesus, finalmente resultando no nome Jesus como conhecemos.

Veja também: O que significa Jesus? Qual significado deste nome?

Proclamando o verdadeiro nome de Jesus

Há muitos debates em relação ao nome original de Jesus. Diante de traduções, versões e nomes, o mais importante é obedecermos aos mandamentos e às palavras de Jesus. Independentemente da tradução do nome, Deus sonda o nosso coração e sabe das nossas intenções (Romanos 8:27).

A Bíblia nos alerta para não perdemos o nosso tempo discutindo nomes e terminologias, pois essas discussões não nos edificam (2 Timóteo 2:14). Deixar de fazer a obra de Deus para discutir sobre questões de 'nome original de Jesus' é um desperdício e uma brecha para a contenda.

Jesus também tem outros nomes, veja: Os 50 nomes de Jesus mais usados na Bíblia

Quando testemunhamos de Jesus - com a nossa vida - adorando-o em espírito e em verdade, declaramos o Seu verdadeiro nome (João 14:21). O mais importante é que o Pai seja glorificado no Filho através da nossa vida, reconhecermos o valor do Seu sacrifício não somente com palavras, mas com os nossos atos (João 15:10).