O que significa Yeshua?

Yeshua é uma palavra em hebraico que equivale à palavra "salvação" ou "salvar". Muitos especialistas atribuem a palavra Yeshua ao nome original de Jesus em hebraico, apesar do idioma falado na época de Cristo ser o aramaico.

A palavra Yeshua é uma espécie de abreviação do nome Yehoshua - Josué em português - que equivale à expressão "o Senhor salva". Josué foi o líder destacado por Moisés para conduzir o povo hebreu para Canaã, a Terra Prometida. Tanto Jesus quanto Josué possuem o mesmo nome na Bíblia hebraica, a Tanakh.

Outra expressão antiga e muito comum para se referir a Jesus era Yeshua Hamashia, que em aramaico que significa "Jesus Cristo, o Messias".

Apesar do idioma utilizado na época de Jesus ser o aramaico, todos os Evangelhos do Novo Testamento foram escritos em grego. No Novo Testamento - escrito em grego - Yeshua foi traduzido para IESOU ou IESOUS (Ιησούς). Com o surgimento da igreja, a forma grega foi traduzida para o latim Iesus finalmente resultando no nome Jesus como conhecemos.

Saiba: Quais são os nomes de Deus?

Proclamando o verdadeiro nome de Jesus

Há muitos debates em relação ao nome original de Jesus. Diante de traduções, versões e nomes, o mais importante é obedecemos os mandamentos e às palavras de Jesus. Independentemente da tradução do nome, Deus sonda o nosso coração e sabe das nossas intenções (Romanos 8:27, Efésios 1:13 e João 4:24).

A Bíblia nos alerta para não perdemos o nosso tempo discutindo nomes e terminologias, pois essas discussões não nos edificam (2 Timóteo 2:14). Deixar de fazer a obra de Deus para discutir sobre questões de 'nome original de Jesus' é um desperdício e uma brecha para a contenda (1 Timóteo 1:3-4 e 1 Timóteo 6:3-5).

Quando testemunhamos de Jesus - com a nossa vida - adorando-o em espírito e em verdade, declaramos o Seu verdadeiro nome (João 14:21). O mais importante é que o Pai seja glorificado no Filho através da nossa vida (1 João 1:2-3), reconhecermos o valor do Seu sacrifício não somente com palavras mas com os nossos atos (João 15:10 e Gálatas 2:20).

Saiba: Jesus é Deus?