Deus perdoa suicídio (assim como qualquer outro pecado) de alguém que já tenha colocado sua fé em Jesus Cristo, mas este é um assunto muito sério, sobre o qual existe muita discussão, e sobre o qual todos nós precisamos refletir muito bem.
Lembre: Suicídio não é a vontade de Deus para ninguém! Deus quer que todos escolham a vida (Deuteronômio 30:19-20).
Suicídio é pecado
Quando Deus deu os 10 mandamentos ao seu povo, em Êxodo 20:3-17, incluiu a frase "Não matarás". Tirar a vida de qualquer pessoa, incluindo a própria vida, de forma intencional, é pecado e é um ato de rebeldia contra o Autor da Vida, Deus.
O que acontece quando um cristão se suicida
Infelizmente, às vezes acontece de um cristão se suicidar. Quem já experimentou isso em sua família ou grupo de amigos sabe que é uma situação extremamente dolorosa. Apenas Deus, que é onisciente, sabe com certeza absoluta quem é verdadeiramente salvo ou não, por isso não cabe ao homem julgar o futuro eterno de alguém. Nós não temos como saber a profundidade do sofrimento e desespero de alguém que faz algo assim.
No entanto, a Bíblia diz que se alguém é verdadeiramente crente, o amor de Deus por ele ou ela está garantido em qualquer circunstância. O Apóstolo Paulo disse que nada nos poderá separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus (Romanos 8:38-39). Podemos então concluir que para alguém que realmente era salvo, mas que em um momento de desespero tomou sua própria vida, nem mesmo esse seu último pecado vai separá-lo do amor de Deus.
Suicídio nunca é a solução
Precisamos sempre lembrar que Deus não tolera pecado, o suicídio é pecado e ninguém deve arriscar sua eternidade tomando uma decisão dessas. Além disso, Deus quer que todos escolham a vida e não a morte (Deuteronômio 30:19-20).
Mais importante do que qualquer debate teológico sobre o suicídio, é lembrar que Deus nos ama, apesar de todo o desespero que possamos sentir.
Está se sentindo triste? Veja o que Deus diz sobre tristeza.
O que acontece quando um descrente se suicida
Como qualquer outra pessoa que morre em seus pecados, sem ter recebido o perdão de Jesus, quando um descrente se suicida ele vai passar uma eternidade separado do amor de Deus, e em profundo sofrimento.
Por isso, é responsabilidade de todo cristão procurar levar a esperança de Jesus a todos aqueles que estão sofrendo, antes que seja tarde de mais.
Suicídio na Bíblia
A Bíblia menciona algumas pessoas que cometeram suicídio, ou suicídio assistido:
- Abimeleque (Juízes 9:54)
- Sansão (Juízes 16:29-31)
- Saul e o escudeiro (1 Samuel 31:3-6)
- Aitofel (2 Samuel 17:23)
- Zinri (1 Reis 16:18)
- Judas (Mateus 27:5)
Tirando o caso de Sansão, que é bem particular, nenhum dos outros suicídios é abordado de forma favorável na Bíblia.
Leia aqui: O que a Bíblia diz sobre eutanásia (suicídio assistido)