O que é a Igreja Apostólica?

Na Bíblia, a Igreja Apostólica é a igreja primitiva, fundada pelos apóstolos depois que Jesus ressuscitou e subiu ao Céu. A Igreja Apostólica era liderada pelos apóstolos, que ensinavam o que aprenderam de Jesus. Ao longo da História, várias igrejas diferentes se intitularam “apostólicas”.

Uma igreja apostólica é uma igreja liderada por apóstolos e/ou baseada no ensino dos apóstolos de Jesus. Apóstolo significa “enviado”. Durante seu ministério, Jesus escolheu doze apóstolos, que ele treinou pessoalmente para serem os fundadores de sua Igreja (Marcos 3:13-15). Depois da ressurreição e ascensão de Jesus, os apóstolos assumiram a liderança dos seguidores de Jesus.

Nos primeiros tempos da igreja, os apóstolos lideraram e formaram outros líderes, que também participavam do trabalho e das decisões. Alguns desses líderes eram chamados apóstolos, como Paulo, mas outros eram chamados presbíteros (Atos dos Apóstolos 15:6).

Alguns apóstolos foram mortos mas a Bíblia não diz se foram todos substituídos ou se havia um limite de doze no número dos apóstolos.

Veja aqui: quem foram os doze apóstolos?

Igrejas que se chamam apostólicas

A igreja mais famosa que se chama apostólica é a Igreja Católica, cujo nome completo é a Igreja Católica Apostólica Romana. A Igreja Católica acredita que seus líderes são os herdeiros dos apóstolos, sendo o Papa o herdeiro de Pedro. Por isso, a Igreja Católica põe os ensinamentos desses líderes ao mesmo nível que o ensino dos apóstolos, o que é perigoso.

Veja também: o que é a Igreja Católica?

Várias outras igrejas se chamam apostólicas. Algumas são pentecostais, outras não. Mas praticamente todas as igrejas apostólicas partilham uma ou ambas essas caraterísticas:

  • Têm apóstolos – nomeiam apóstolos para liderar a igreja
  • Tentam ser como a igreja primitiva – afirmam seguir o modelo e as crenças da igreja no seu início

No entanto, como a Bíblia não dá muitos detalhes sobre o funcionamento da igreja primitiva, cada denominação que se chama “apostólica” interpreta como deve ser de forma diferente. Assim, as igrejas chamadas apostólicas podem ser muito diferentes umas das outras.

Leia aqui: por que existem tantas igrejas diferentes? Qual é a certa?