O que é a Rosa de Sarom?

A Rosa de Sarom é uma flor que cresce no vale de Sarom, em Israel. A rosa (ou flor) de Sarom aparece apenas uma vez na Bíblia, no livro de Cânticos.

O livro de Cânticos é um conjunto de poemas de amor entre um casal. Os poemas são como uma conversa entre o amado e a amada. Em Cânticos 2:1-2 a amada diz que ela é parecida com uma flor (ou rosa, em algumas traduções) de Sarom e como um lírio dos vales. O amado responde, concordando com ela e dizendo que ela é mais bonita que as outras jovens, como um lírio entre espinhos.

O Sarom era uma região de vales em Israel, onde rebanhos eram apascentados. Era uma região bonita, com muitas flores (1 Crônicas 5:16; Isaías 35:1-2).

A rosa de Sarom provavelmente não era uma rosa. Mas é difícil descobrir qual era a espécie verdadeira da “rosa” de Sarom, porque não há nenhuma descrição dessa flor. Não se sabe qual é o significado certo da palavra hebraica que foi tradicionalmente traduzida como “rosa”. A rosa foi escolhida pelos tradutores por ser muito bonita. A rosa de Sarom poderá ser:

  • uma tulipa
  • um narciso
  • uma anêmona
  • outra flor desconhecida

Qual é o significado da Rosa de Sarom?

A rosa de Sarom representa beleza. A mulher amada se sente bonita, porque tem a atenção e o carinho de seu amado. O amor entre um casal é uma coisa bonita e delicada, como uma flor.

Veja também: o que Deus fala sobre o amor entre um casal?

Na Bíblia a rosa de Sarom não representa Jesus. A rosa de Sarom fala sobre o amor entre um casal abençoado por Deus. Mesmo se interpretamos o livro de salmos como uma ilustração do amor entre Jesus e a igreja, a amada representa a igreja e o amado representa Jesus. A amada é a rosa de Sarom, não o amado. Mas não é errado comparar o amor de Jesus com uma rosa, porque seu amor é muito bonito.