Onde Jesus nasceu?

A Bíblia diz que Jesus nasceu numa pequena cidade chamada Belém, na Judéia. Seus pais foram para Belém por causa de um recenseamento. Belém fica cerca de 8 quilômetros a sul de Jerusalém.

Belém no tempo de Jesus

No tempo de Jesus, Belém era só uma cidade pequena, ou uma aldeia, também conhecida como Belém Efrata. Belém era famosa por ser a cidade onde o rei Davi tinha nascido. Tinha sido profetizado que o Salvador iria nascer em Belém (Miquéias 5:2).

Quando Jesus nasceu, Israel estava debaixo do domínio romano. Os romanos tinham dividido Israel em territórios romanos, os principais sendo a Judéia e a Galileia. Belém ficava na Judéia (Lucas 2:4).

Quando o imperador romano ordenou um recenseamento do povo, José e Maria tiveram que ir para Belém, terra natal de José, para se alistar. Maria estava grávida e enquanto estavam lá ela teve o filho, que chamaram Jesus. Como não havia espaço na hospedaria, colocaram o menino numa manjedoura (Lucas 2:6-7).

Leia aqui a história do nascimento de Jesus.

Quando os magos vieram visitar Jesus, foram primeiro visitar Herodes, perguntando pelo novo rei. Os sacerdotes explicaram ao rei Herodes que o Cristo deveria nascer em Belém. Com medo de perder o trono para o novo rival, Herodes mandou matar todos os meninos de Belém com menos de dois anos. Mas Jesus e seus pais escaparam e fugiram para o Egito (Mateus 2:14-16).

Provavelmente não temos outros relatos históricos sobre o massacre em Belém porque era um lugar muito pequeno. Barbaridades eram frequentes e algumas dezenas de crianças mortas não teriam sido notícia.

Veja também: quando Jesus nasceu?

Por que Jesus era conhecido como o “nazareno”?

Jesus era conhecido como o “nazareno” porque cresceu na cidade de Nazaré. Depois da morte de Herodes, Jesus e seus pais voltaram do Egito e passaram a morar em Nazaré, onde seus pais tinham morado antes (Mateus 2:21-23).

Descubra aqui: como foi a infância de Jesus?

O nascimento de Jesus em Belém não era um fato muito conhecido. Algumas pessoas até tentaram provar que ele não era o Messias porque pensavam que tinha nascido em Nazaré (João 7:41-42). Em Jesus foram cumpridas duas profecias que pareciam conflitantes: ele nasceu em Belém mas ficou conhecido como nazareno.