Quem escreveu o livro de Salmos?

O livro de Salmos é um conjunto de poemas escritos por várias pessoas diferentes. O autor mais conhecido, que escreveu mais salmos, é o rei Davi.

O livro de Salmos é um hinário com as melhores canções para Deus, escritos pelos israelitas ao longo de vários séculos. Muitos salmos não têm autor identificado mas provavelmente eram cânticos conhecidos por muitas pessoas.

No início de alguns salmos, o autor está identificado. As pessoas que sabemos que escreveram salmos foram:

  • Davi – o rei Davi escreveu pelo menos 73 salmos, cerca de metade do livro. Alguns salmos estão associados a eventos específicos da vida de Davi, como seu adultério com Bate-Seba - descubra aqui: quem foi Davi?
  • Salomão – filho e sucessor de Davi, Salomão escreveu dois salmos (Salmos 72 e Salmos 127) e os livros de Provérbios, Eclesiastes e Cânticos - leia aqui a história do rei Salomão
  • Moisés – liderou os israelitas quando saíram do Egito e atravessaram o Mar Vermelho. Ele também escreveu os cinco primeiros livros da Bíblia - veja também: quem foi Moisés?
  • Coraítas – os Coraítas eram uma família da tribo de Levi, que trabalhava no templo. Seu antepassado Corá se rebelou contra Moisés e Arão mas seus filhos continuaram a servir a Deus (Números 26:10-11)
  • Hemã e Etã – dois irmãos ezraítas, da tribo de Judá, conhecidos por serem muito sábios (1 Reis 4:31). Cada um escreveu um salmo
  • Família de Asafe – Asafe era um levita que foi escolhido para ser líder de louvor no templo (1 Crônicas 16:7). Sua família continuou a liderar o louvor ao longo dos séculos e escreveu vários salmos

Quer saber mais sobre os autores da Bíblia? Veja aqui: quem escreveu a Bíblia?

O salmo mais antigo é o salmo 90, escrito por Moisés. Os salmos mais recentes são os salmos que fazem referências ao exílio na Babilônia, cerca de 1000 anos mais tarde. Os muitos autores do livro de Salmos mostram que o louvor a Deus pode ser muito variado.