Segundo a Bíblia, o que significa Rabôni?

Na Bíblia, Rabôni significa Mestre. Rabôni tem o mesmo significado que Rabi e era um título dado a professores da lei judaica. Jesus foi chamado Rabôni (João 20:16).

O que era um Rabôni?

Um Rabôni, ou Rabi, era um judeu culto que conhecia e ensinava as Escrituras. Normalmente, para ser Rabi, um homem estudava as Escrituras como discípulo de outro Rabi durante vários anos. Só homens maduros, com mais de 30 anos eram considerados Rabis.

Veja aqui: Jesus começou seu ministério com quantos anos? Porquê?

O Rabôni tinha autoridade para explicar as Escrituras ao povo e podia treinar discípulos para que um dia também fossem Rabis. O Rabôni escolhia quem podia ser seu discípulo e servia como professor e exemplo para eles. Ser escolhido para ser o discípulo de um Rabôni era uma grande honra para um judeu.

Por que Jesus foi chamado Rabôni?

Jesus foi chamado Rabôni como sinal de respeito. Durante seu ministério, Jesus ensinou as Escrituras e treinou discípulos, tal como um Rabi. O povo o reconhecia como um professor digno de respeito, por isso o chamavam de Rabôni.

Veja também: o que Jesus nos ensinou?

Mas Jesus era diferente de outros Rabis porque sua forma de ensinar era completamente diferente. Ele deu novas explicações sobre as Escrituras e não rejeitava ninguém que quisesse ser seu discípulo. Jesus ensinava com autoridade, sem desprezar ninguém (Mateus 7:28-29).

Jesus era mais que um Rabôni. Sua autoridade não vinha de muitos anos de estudo aprofundado das Escrituras e da tradição judaica, mas vinha de sua intimidade com Deus. Jesus é o Filho de Deus e ele transmitiu tudo que Deus lhe mandou transmitir (João 12:49-50). Quando falava, sua autoridade era a autoridade de Deus. Jesus é nosso grande Professor.