O que Deus diz sobre bebida?

Deus não diz nada sobre a bebida, porém nos dá alguns princípios sobre ela. Ele não condena o uso mas condena o exagero dela.

Quando a Bíblia fala sobre beber ou algo relacionado com a bebida, fala sobre os efeitos que ela pode trazer à pessoa. Paulo em sua carta ao seu discípulo Timóteo, recomenda-o a beber não só água mas também vinho, por que a bebida podia fazer bem para a sua doença (1 Timóteo 5:23).

Não tem a certeza se pode beber? Leia aqui: cristãos podem tomar bebidas alcoólicas?

O primeiro milagre de Jesus é justamente sobre a bebida, quando ele transforma a água em vinho. O fato ocorrido nos deixa claro que a bebida não era uma preocupação em si, porém o excesso dela sim (João 2:1-11).

Quais os perigos que a bebida em excesso pode trazer?

A bebida pode causar muitos males, se não for consumida com cautela. O livro de Provérbios fala muito sobre o que excesso da bebida pode trazer (Provérbios 23:29-35). E também nos aconselha a não nos associarmos com pessoas que bebem demasiado a ponto de embriagar-se. Ela pode causar:

  1. Perda da consciência dos atos (Génesis 19:32), pois os sentidos e a perceção são afetadas.
  2. Cometer pecados.
  3. Pequenos e graves acidentes, tanto para a pessoa que bebe como para a vítima de quem bebe.
  4. Separa grandes amigos, perda do emprego, suicídio, doença, divórcio, violência e muitas outras coisas.

Veja também: por que Jesus transformou água em vinho?

No Antigo Testamento a bebida forte não era indicada para os que governavam, por que ela podia fazer com eles esquecessem das leis (Provérbios 31:4-5). Era usada para pessoas que estavam a morrer e para os que estavam em sofrimento por algum motivo, para se esquecerem (Provérbios 31:6).