O que significa Adonai?

A palavra Adonai, na sua origem, é uma palavra hebraica que significa senhor, mestre. A principal ideia é que o Senhor é absoluto, domínio, tem autoridade sobre tudo e todos. Por exemplo, Josué e Isaías reconheceram a autoridade do Senhor (Josué 5:14; Isaías 6:8-11).

Origem da palavra Adonai

Adonai é o plural da palavra Adon e, tem diferenças do singular, pois demonstra a força e importância que tem. Adon, o singular, era usado para fazer menção aos homens.

Após o exílio da Babilônia, a palavra Adonai foi usada pelos hebreus para a substituição do nome de Deus, pelo qual era conhecido como YHWH (ninguém sabe como pronunciar o nome YHWH). Por isso, com receio de usar de maneira equivocada o nome, os hebreus, então, usaram o nome Adonai.

Naquele tempo havia muita idolatria e com isto muitas pessoas tinham muitos deuses, portanto, a palavra Adonai era usada na intenção de falar, chamar, orar, ao único e verdadeiro SENHOR.

Onde aparece a palavra Adonai na Bíblia?

Podemos encontrar no Antigo Testamento a palavra Adonai cerca de 439 vezes. A primeira vez que foi usada foi no livro de Gênesis, no capitulo 15, versículo 2 (Gênesis 15:2). Aparece também nos livros de Isaías, Ezequiel, Daniel.

No Novo Testamento, pela tradução da Septuaginta, a palavra equivalente é kurios (palavra grega que significa Senhor).

Alguns estudiosos atribuem o mesmo peso, a mesma essência da palavra em hebraico, Adonai. Esta palavra, kurios, aparece cerca de 717 vezes no Novo Testamento.

O que podemos aprender com tudo isto?

Podemos aprender o quão importante e o quão extraordinário é o nosso Deus! Quando usamos ou aplicamos o Adonai ao próprio Deus, é justamente uma afirmação de que Ele é, o SENHOR de tudo, de todo universo.
O próprio Senhor Jesus foi, algumas vezes, mencionado como “rabi” ou “Senhor” (kurios) no Novo Testamento, como em Mateus 8:6.

Por exemplo, quando Tomé usa as palavras de “Senhor meu, Deus meu”, ele estava, na verdade, reconhecendo e atribuindo toda a autoridade e divindade a Jesus (João 20:28).

Por fim, quando olhamos para os versículos em Romanos 10:9 e em Filipenses 2:11 podemos perceber a profundidade das palavras em chamarem, de fato, que Jesus é o SENHOR, o Adonai! Jesus é constantemente chamado de SENHOR, especialmente porque a Septuaginta usa esse termo para se referir a YHWH no Antigo Testamento.

Alguns exemplos que Jesus é, explicitamente chamado Deus:

  • 1 Timóteo 3:16
  • Atos dos Apóstolos 20:28
  • Romanos 9:5
  • Tito 2:13
  • João 20:28
  • 2 Pedro 1:1
  • João 1:1
  • 1 João 5:20
  • Apocalipse 1:1

Leia também:

O que significa Elohim?

O que é a Septuaginta?

O que significa Jeová?